PUBLICIDADE

Cruzeiro vence time B do Grêmio pelo Brasileirão

PUBLICIDADE

Não foi fácil, mas o Cruzeiro conseguiu neste sábado a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo técnico Dorival Júnior atuou durante mais da metade do segundo tempo após a expulsão do lateral-esquerdo Jonathan, mas conseguiu superar o Grêmio no Estádio Olímpico por 2 a 0, pela sexta rodada da competição. O time gaúcho atuava com um time misto, visando à final da Copa Libertadores da América no meio de semana, contra o Boca Juniors.
Com o resultado positivo, a Raposa deixou a incômoda 17ª colocação, na zona de rebaixamento, e assumiu provisoriamente a 11ª, com sete pontos. Apesar do mau momento, o Cruzeiro manteve a invencibilidade fora de casa, já que havia empatado por 2 a 2 com o Fluminense no Maracanã na estréia do Brasileirão e, há duas semanas, havia superado o Palmeiras por 3 a 1 no Parque Antártica.

Já o Tricolor Gaúcho amarga a terceira derrota consecutiva no Nacional. A última vitória foi conquistada na terceira rodada, em casa contra o Sport por 1 a 0. Desde então, a equipe estacionou nos seis pontos e, agora, passou a figurar na 15ª colocação.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo para medir forças com seus arqui-rivais. O Cruzeiro pega o Atlético-MG no Mineirão às 16 horas (de Brasília), enquanto o Grêmio enfrenta o Internacional no Beira-Rio, às 18h10.

Na quarta-feira, porém, o time comandado por Mano Menezes também volta ao gramado do Olímpico para encarar o Boca Juniors, na decisão da Libertadores. Para ficar com o principal título da América do Sul, os brasileiros precisam golear por quatro gols de diferença, já que perderam por 3 a 0 na Bombonera, na última semana. Em caso de vitória por três gols, a taça será decidida nos pênaltis.

A partida entre as duas equipes começou truncada e poucos lances de perigo empolgavam os poucos torcedores que compareceram ao Estádio Olímpico. A primeira chance de gol saiu apenas aos 14 minutos, quando Everton aproveitou a sobra na entrada da área e bateu rasteiro. Gatti, porém, fez a defesa.

Apesar da jogada criada pelo time da casa, o Cruzeiro dominava a partida e não deixava os adversários armarem as jogadas no ataque. Desta forma, o time mineiro fez jus à sua superioridade e abriu o placar aos 18 minutos. Araújo puxou contra-ataque e fez ótimo receber passe para Charles. O camisa dez disparou pela direita, invadiu a área e mandou para a rede na saída de Marcelo Grohe.

Com a vantagem no placar, o time mineiro manteve a marcação forte. Dificultando ainda mais o trabalho do setor de criação do Grêmio, a Raposa ainda contava com a boa atuação de Araújo, que comandava as ações de ataque da equipe.

O panorama se repetiu na segunda metade do primeiro tempo. Sem nenhum lance de perigo, as duas equipes foram para o intervalo enquanto o placar marcava 1 a 0 para a equipe visitante.

O técnico Mano Menezes promoveu duas alterações antes do início do segundo tempo. Ele sacou o lateral-direito Jucemar e o atacante Douglas e promoveu as entradas do zagueiro Thiego e do meia Ramon, respectivamente. O Cruzeiro voltou com a mesma equipe.

As alterações surtiram efeito no começo da segunda etapa e a torcida gaúcha ficou com o grito de gol engasgado aos cinco minutos, quando Lucas aproveitou cruzamento da direita e, de cabeça, mandou para as redes de Gatti. O auxiliar Valter José dos Reis, no entanto, alegou que o volante estava em posição irregular e o tento não foi validado.

Embalado, o Grêmio conseguiu enfim se impor diante da Raposa e passou a controlar as ações ofensivas da partida. Em melhor momento, a equipe ainda ficou com um homem a mais a partir dos 14 minutos do segundo tempo. Ramon puxou contra-ataque e foi derrubado por Jonathan na entrada da área. Por ser o último homem à frente do goleiro, o lateral-esquerdo recebeu o cartão vermelho pela falta. Para recompor o setor de marcação, o técnico Dorival Júnior sacou Araújo e colocou em campo o experiente volante Ricardinho.

Apesar da superioridade numérica em campo, os gaúchos não conseguiram reverter a vantagem do Cruzeiro no placar. Melhor para o time mineiro, que conseguia se segurar na defesa e ensaiava alguns contra-ataques.

E foi justamente em uma jogada de contragolpe que os visitantes marcaram o segundo gol no jogo. Aos 26 minutos, Leandro Domingues recebeu livre pela direita e bateu para o gol. Marcelo Grohe se esforçou e fez boa defesa, mas o rebotes sobrou novamente para o volante cruzeirense, que desta vez não perdoou e mandou para o gol.

Embalado, o Cruzeiro teve a chance de ampliar o placar cinco minutos depois. Ricardinho avançou livre e bateu colocado na saída do goleiro. A bola tirou tinta da trave esquerda e foi para fora.

A partir daí, restou ao Cruzeiro se defender. Sem nenhum atacante em campo (após o gol, Dorival Júnior sacou Roni e colocou Fellype Gabriel), a equipe evitava a chegada do Grêmio, que não conseguia furar o bloqueio defensivo dos adversários e não saiu do zero do placar.

O time da casa ainda amargou a expulsão do zagueiro Thiego, que recebeu o segundo amarelo ao fazer alta por trás em Fellype Gabriel e também foi obrigado a deixar o gramado. Com o placar definido, restou ao Cruzeiro aguardar o apito final de Cléber Wellington Abade e comemorar a vitória.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...
PUBLICIDADE