O Cruzeiro não repetiu as mesmas atuações de jornadas anteriores na Libertadores, mas manteve a invencibilidade na competição e conquistou uma importante vitória contra o Once Caldas-COL por 2 a 1, no estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia.
Os gols do jogo foram marcados pelos atacantes Wallyson e Ortigoza para o Cruzeiro, enquanto Núñez descontou para os colombianos. Com o resultado, a Raposa só precisa de um empate para garantir classificação para as quartas de final.
Sem Pablo e Thiago Ribeiro lesionados, o técnico Cuca resolveu improvisar o volante Leandro Guerreiro na lateral direita. Já no ataque, o treinador celeste promoveu a estreia do atacante Brandão, que veio do futebol da França e foi inscrito na competição na vaga deixada por Wellington Paulista, que foi negociado com o Palmeiras.
Na próxima quarta-feira, brasileiros e colombianos voltam a medir forças no jogo de volta, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O classificado do duelo entre Once Caldas-COL e Cruzeiro vai encarar nas quartas de final da Libertadores, o vencedor do confronto entre Santos e América-MEX, que fizeram o jogo de ida nesta quarta-feira, com vitória santista por 1 a 0.
O Jogo – O primeiro lance de perigo do jogo veio logo aos dois minutos, com o estreante Brandão, que recebeu ótima assistência de Wallyson e bateu cruzado, mas o goleiro Martínez fez a defesa mandando para escanteio. Após esta tentativa, os colombianos passaram a exercer pressão sobre os brasileiros, e aos dez minutos, Moreno arriscou arremate de longa distância e acertou o travessão do Cruzeiro, quase abrindo o placar.
Com vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols, o Cruzeiro começou a partida de forma mais lenta do que de costume e esperando a equipe do Once Caldas-COL no campo de defesa para sair nos contra-ataques.
Aos 14, Moreno recebeu passe livre dentro da área e Fábio operou milagre para salvar a meta celeste e evitar que o atacante da equipe de Manizales abrisse os trabalhos. Depois dos protocolares 15 minutos de pressão dos donos da casa, o Cruzeiro passou trocar passe no campo de ataque, mas sem objetividade.
Até que aos 26, a Raposa voltou a ameaçar em boa jogada da dupla ofensiva. Wallyson, que encontrou muitos espaços pelo lado direito, foi a linha de fundo e cruzou para Brandão, que livre dentro da área testou para fora, desperdiçando boa oportunidade de marcar. Com dificuldades para penetrar na defesa do Cruzeiro, o Once Caldas-COL tentava a todo o momento tiros de longa distância, mas as tentativas não surtiram o efeito desejado.
A última boa chance do primeiro tempo surgiu com o lateral-direito Calle, que aos 41, obrigou o arqueiro celeste a fazer mais uma boa intervenção, mandando para escanteio. Os armadores Montillo e Roger, homens de criação da equipe mineira, pouco apareceram na etapa inicial, o que pode justificar a maior posse de bola dos colombianos.
Aos sete minutos, o centroavante Brandão, obrigou o goleiro Martínez a fazer excelente defesa em chute de longa distância, na primeira boa chance de marcar no segundo tempo. Mesmo jogando em casa, o Once Caldas-COL não teve vida fácil, e o equilíbrio foi à tona da partida na etapa complementar, com o Cruzeiro valorizando a posse de bola e sem precipitar na hora de sair jogando.
Aos 27, depois de jogada rápida, Ortigoza, que havia acabado de entrar, foi a linha de fundo e cruzou na medida para Wallyson de cabeça abrir o placar para o Cruzeiro. Em desvantagem no marcador os colombianos foram para cima e aos 37, Moreno na cara do goleiro Fábio bateu cruzado para fora da meta celeste.
Mas quem chegou ao gol foi o Cruzeiro. Aos 38, o paraguaio Ortigoza recebeu assistência de Montillo e tocou por cobertura na saída do goleiro Martínez, para fazer o segundo gol da equipe brasileira no jogo. Aos 43, Núñez aproveitou cruzamento da direita e de cabeça descontou para os colombianos, mas não houve tempo para o empate.