A revolta com a marcação dos dois jogos entre Atlético e Democrata-GV para o Mineirão ainda não passou, mas o Cruzeiro tenta se concentrar na tarefa de manter a vantagem sobre o Tupi, em seu confronto pela semifinal. O primeiro jogo acontece hoje, às 16h, no estádio municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, e a equipe do técnico Paulo Autuori entra em campo com o objetivo de dar um passo ainda maior para disputar o título Mineiro.
Primeiro colocado na fase de classificação do Estadual, com 25 pontos, cinco a mais que os três outros semifinalistas, incluindo o Tupi, que foi o quarto colocado, o Cruzeiro é favorito nessa disputa com o clube de Juiz de Fora, mas sabe que não pode vacilar. “Qualquer descuido numa reta final de competição pode ser fatal. Temos de manter a concentração o tempo todo”, ressaltou o atacante Araújo, artilheiro do Mineiro, com 10 gols.
A equipe celeste não apenas foi a melhor colocada na fase inicial da competição, como liderou a maioria dos quesitos. Ostenta o aproveitamento de 75,76%, obteve o maior número de vitórias – oito -, além de ser o time de ataque mais efetivo: 31 gols e menos derrota: duas. Os números do Tupi são mais modestos. Teve um rendimento de 60,61%, venceu seis vezes, perdeu três e marcou 19 gols.
Os dois times se igualam apenas no aspecto gols sofridos. As defesas de Cruzeiro e Tupi foram vazadas 16 vezes cada uma, que as colocam como as terceiras piores do Campeonato Mineiro. O comportamento pouco confiável dos sistemas defensivos faz prever um confronto com muitos gols. Isso aconteceu, por exemplo, na partida entre eles na fase de classificação do certamente, no Mineirão, quando o time da capital goleou por 6 a 2.
O aspecto campo, nesse caso, pode fazer diferença. Pelo menos essa é a expectativa do Tupi, que está invicto na atual edição do Estadual em jogos disputados como mandante, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, onde conseguiu três vitórias e dois empates, o que significa que obteve 55% dos seus 20 pontos. O alvinegro de Juiz de Fora venceu, por exemplo, o Atlético, por 2 a 0.
O técnico Paulo Autuori explicou que pretende que o Cruzeiro seja capaz de atuar em velocidade contra o Tupi, que tem um aproveitamento de 73,3% como mandante. Ele considera que optou por uma equipe bastante rápida, com “mobilidade e muita qualidade de jogo”.
“O que não pode é baixar é o nível competitivo. Só temos uma coisa a fazer, que é crescer o nível competitivo. Isso depende da atenção, da concentração, da disposição durante os jogos e queremos dar uma mostra disso no próximo jogo”, comentou o treinador cruzeirense. O Cruzeiro jogo por dois resultados iguais. A partida de volta será no Mineirão, no dia 22.
Pelo lado do Tupi, o técnico Zé Luís considera há uma expectativa muito grande em relação à participação do Tupi nas semifinais. “Expectativa é muito grande, haja visto o feito que nós conseguimos de estar entre os quatro, no primeiro ano do retorno à elite do futebol mineiro e esperamos que diante do Cruzeiro a gente possa ter um bom posicionamento”, afirmou.
Os times
O técnico Paulo Autuori, mais uma vez, não faz mistério em relação à escalação oficial do seu time. Sem poder contar com o volante Renan, o meia Marcinho e o atacante Nenê, titulares contundidos e que não jogam mais neste Estadual, o treinador confirmou o volante Léo Silva, o lateral-direito Gabriel, improvisado no meio-campo, com a entrada de Jonathan na lateral e o atacante Guilherme no ataque.
“O Gabriel é um jogador que tem participado muito e feito gols jogando numa função de lateral, hoje com preocupações também defensivas, acho que ele cresceu muito nisso aí. Mas não podemos fechar os olhos ao fato de que ele está sempre presente na área do adversário, tem qualidade no mano a mano, faz gols, prende bem a bola”, justificou.
Paulo Autuori explicou ainda que a entrada do jovem Guilherme é um reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido pelo atacante, que formará dupla com o artilheiro Araújo. “O Guilherme tem treinado muito bem e fez um bom jogo. Para o tipo de jogo que vamos tentar colocar em prática, é um jogador interessante junto com o Araújo na frente”, salientou.
Já no Tupi, o técnico Zé Luís tem apenas uma dúvida para definir o time que tentará reverter a vantagem do Cruzeiro. Ele não sabe se escala Gilson ou Júnior Negão como o primeiro volante. Apesar disso, o treinador informa que só oficializará a escalação momentos antes do início da partida.
“Precisamos, jogar com alegria, por ter conseguido esse grande feito, de estar entre os quatro melhores, mas sabedor de que enfrentaremos uma grande equipe e sabedor da nossa responsabilidade frente a uma cidade tão importante no estado de Minas Gerais, como Juiz de Fora”, afirmou Zé Luís.
Tupi
Marcelo Cruz, Santos, César, Domingos e Jean; Gilson (Júnior Negão), Jhony, Chicão e Sidney; Felipe e Alan
Técnico: Zé Luís
Cruzeiro
Fábio, Jonathan, Luizão, Gladstone e Fábio Santos; Léo Silva, Ricardinho, Gabriel e Geovanni; Araújo e Guilherme
Técnico: Paulo Autuori