Depois de perder para o líder São Paulo, o Palmeiras também sofreu diante do segundo colocado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro. Na tarde deste domingo, a equipe do técnico Caio Júnior teve o volante Pierre expulso ainda na etapa inicial e foi presa fácil: acabou goleado por 5 a 0 no Mineirão.
Ainda por cima, o Palmeiras viu encerrada sua boa seqüência fora de casa. O time não perdia como visitante desde 22 de julho, quando caiu diante do Paraná Clube, em Curitiba. Acumulava quatro vitórias consecutivas longe do Parque Antártica.
Com o resultado, o Cruzeiro chega aos 42 pontos e permanece na perseguição ao São Paulo, que tem 50. Ambos as equipes mostraram força nesse final de semana ao golearem seus adversários (o Tricolor tinha vencido o Paraná por 6 a 0 no dia anterior). Vale lembrar que o time mineiro tem um jogo a menos. Já o Palmeiras estaciona nos 36 pontos. Na próxima rodada, os mineiros pegam o Juventude, em Caxias do Sul, enquanto os paulistas jogam com o Botafogo, no Maracanã.
Pressão desde o início: Empenhado em diminuir a diferença em relação ao São Paulo, o Cruzeiro partiu com tudo para cima do Palmeiras nos minutos iniciais. Assustado, o Palmeiras ficou encurralado na defesa e tinha dificuldades em marcar o adversário. Tanto que o volante Pierre já recebeu um cartão amarelo com menos de cinco minutos.
Aos 18 minutos, Martinez arriscou de fora da área e obrigou Fábio a trabalhar no canto direito. Dois minutos depois, a principal oportunidade alviverde. Caio cobrou escanteio da esquerda e Gustavo cabeceou a bola no travessão.
Só que na seqüência, o Palmeiras sofreu uma perda irreparável. Aos 23 minutos, Pierre já tinha cartão amarelo e deu um carrinho em Ramirez no meio-campo. O árbitro interpretou falta e expulsou o jogador, decisão que irritou e abateu os palmeirenses no gramado.
Com um a mais, o Cruzeiro precisou de mais dois minutos para abrir o marcador, em um erro do Verdão na saída de bola. Wagner aproveitou e deixou Marcelo Moreno na cara do gol. O atacante mostrou imensa categoria e tranqüilidade para encobrir Diego Cavalieri.
Naturalmente, os donos da casa ampliaram ainda antes do intervalo. Wagner tabelou com Alecsandro, invadiu a área e bateu no canto esquerdo da meta do Palmeiras. Ao final do primeiro tempo, o zagueiro Nen resumiu o quadro do jogo. “O placar de 2 a 0 saiu barato para nós”.
Só que o quadro não mudou na segunda etapa. Aos dez minutos, o terceiro gol da Raposa. Marcelo Moreno recebeu de Ramirez dentro da área e arrematou de perna esquerda, sem qualquer chance de defesa para Diego Cavalieri.
Aos 24 minutos, a goleada foi construída. Após cobrança de escanteio da direita, Thiago Martinelli subiu livre no primeiro pau e desviou para o fundo da rede. Para encerrar a conta, no final, Maicosul mandou um foguete de fora da área e acertou a gaveta de Diego Cavalieri para marcar o quinto.