Conhecidos os semifinalistas após os confrontos deste meio de semana, que colocaram Santos, Cruzeiro, Flamengo e Atlético-MG entre as quatro melhores equipes da competição, esta quinta-feira foi dedicada ao sorteio dos mandos de campo da Copa do Brasil, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O sorteio, repetido três vezes até ser validado, determinou que Cruzeiro e Flamengo – que se enfrentaram justamente nesta fase na última temporada – decidissem a vaga fora de casa, iniciando o confronto ao lado da torcida.
A lógica do sorteio foi ‘casada’, já que Cruzeiro e Atlético-MG não poderiam atuar em Belo Horizonte na mesma data por motivos de segurança e preservação da ordem. Assim, Galo e Santos representaram a bola impar, enquanto Cruzeiro e Flamengo; a par. Depois de duas tentativas frustradas de girar o globo que reunia as bolinhas, a bola sorteada foi a par.
O Cruzeiro, mesmo com o bicampeonato brasileiro encaminhado e seis pontos de vantagem para o segundo colocado, começa a fase final da Copa do Brasil no Mineirão, diante do Santos, no dia 29 de outubro. No mesmo dia e horário, o atual campeão Flamengo recebe o Atlético-MG no Estádio do Maracanã.
Apesar de terem data definida – 5 de novembro – os confrontos ‘decisivos’ da volta ainda não têm lugar certo. O Santos pode receber o Cruzeiro na Vila Belmiro ou no Pacaembu, que tem, inclusive, uma maior capacidade. Já o Atlético-MG também deve ser submetido ao dilema de mandar a partida no Independência ou no Mineirão.