Após se reencontrar com as vitórias no último domingo, quando bateu o Náutico fora de casa, o Criciúma conseguiu mais um importante resultado na luta contra o rebaixamento. Na noite desta quarta-feira, pela 34ª rodada, a equipe catarinense surpreendeu o Alético-PR, uma das sensações do Campeonato Brasileiro, ao vencer por 2 a 1 – de quebra, ainda “entregou” de presente o título brasileiro ao Cruzeiro antes da equipe mineira terminar seu jogo contra o Vitória, no Barradão.
O título fica com o time celeste, pois o Atlético-PR fica a 13 pontos de distância do clube de Belo Horizonte e tem apenas 12 pontos a disputar na competição nacional. O time paranaense era o vice-líder e o único que ameaçava teoricamente o previsto tricampeonato brasileiro do Cruzeiro – a equipe de Belo Horizonte já havia levado o Campeonato Brasileiro de 2003 e a Taça Brasil de 1966.
Em situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Criciúma começou a construir sua vitória na noite desta quarta-feira logo aos 4min do primeiro tempo. Após cobrança de falta, Fábio Ferreira desviou de cabeça e deixou os donos da casa na frente. Apesar do time catarinense continuar melhor em campo, o Atlético-PR teve grande chance de empatar aos 23min: Paulo Baier levantou na área aos 23min e Luiz Alberto desviou na trave.
A resposta do Criciúma foi mortal dois minutos mais tarde: João Vitor foi derrubado na área por David e teve pênalti anotado pela arbitragem. Na cobrança, Wellington Paulista aumentou a vantagem dos mandantes no confronto. Apoiado novamente por uma grande torcida nas arquibancadas do Heiberto Hülse, o time de Santa Catarina quase não sofreu sustos até o fim da etapa final e foi para o intervalo com bom resultado.
Com uma postura até surpreendente contra uma das sensações do Brasileiro, o Criciúma voltou a ter grande chance já no início da etapa final: aos 2min, Matheus Ferraz desviou de cabeça, mas Luiz Alberto evitou gol em cima da linha. Entretanto, aos 11min foi a fez de Zezinho soltar uma pancada e ver Galatto fazer grande defesa.
Em lance despretensioso, o Atlético-PR diminuiu o placar aos 15min. O veterano Paulo Baier acertou lindo chute de fora da área e marcou um golaço em Santa Catarina – de quebra, o meio-campista ainda fez seu gol 100 na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. A vantagem mínima assustou a torcida catarinense, que se calou momentaneamente enquanto via o Atlético-PR se soltar na partida – a equipe paranaense, contudo, não alcançou o empate.
Com a vitória, o Criciúma fica com 39 pontos, em 15º lugar – ainda pode voltar à zona do rebaixamento em caso de vitória de Fluminense e Bahia na quinta-feira. Já o Atlético-PR continua em segundo, com 58 pontos. Na próxima rodada, o time catarinense tem duelo direto contra o Coritiba fora de casa, no sábado, às 21h (de Brasília), enquanto o time do Paraná visita o Botafogo no mesmo dia e horário.