O Cruzeiro derrotou o Vasco por 3 a 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira em São Januário. Foi a segunda vitória conquistada pelo time mineiro no Campeonato Brasileiro desde que Joel Santana assumiu a direção técnica da equipe de Minas Gerais. Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos nove pontos e agora ocupa a décima posição enquanto o Vasco permaneceu com 11 pontos e ocupa,provisoriamente, a sexta colocação.
O resultado premiou a disciplina tática da equipe mineira que soube suportar a pressão do Vasco e aproveitar as oportunidades de gol que apareceram. O Vasco foi melhor em campo até sofrer o primeiro gol quando se perdeu inteiramente e acabou sofrendo uma derrota que não estava nos planos do clube carioca.
Na próxima rodada o Vasco vai enfrentar o Corinthians no Pacaembu. O Cruzeiro vai receber o Grêmio na Arena do Jacaré.
O jogo – Mesmo escalado com três volantes, o Cruzeiro começou mais agressivo do que o Vasco explorando os lançamentos para os atacantes Wallyson e Thiago Ribeiro que caiam pelas extremas. Mesmo atuando de forma tímida, o time da casa criou o primeiro momento de perigo em cobrança de falta de Felipe que quase surpreendeu o goleiro Fábio.
Aos dez minutos, Diego Souza lançou Éder Luís que chegou a passar por Fábio mas chutou sem direção, desperdiçando a oportunidade para marcar. O lance animou o time dirigido por Ricardo Gomes que aumentou a pressão sobre a equipe mineira que passou a atuar de forma mais cautelosa. Aos 14 minutos, Wallyson cruzou da esquerda para Thiago Ribeiro que entrava pelas costas de Dedé mas o zagueiro cruzmaltino conseguiu evitar que a bola chegasse ao atacante mineiro, cabeceando para escanteio.
O Vasco explorava, como de hábito, os lançamentos para Éder Luis que dava muito trabalho aos zagueiros mineiros. Aos 21 minutos, Alecsandro arriscou da entrada da área mas a bola saiu. Dois minutos, Éder Luiz fez grande jogada individual, driblando dois zagueiros mas o goleiro Fábio saiu para dividir com o atacante para evitar o gol. No rebote, Diego Souza tentou a conclusão,mas o zagueiro Gil acabou aliviando o perigo.
Aos 24 minutos, Éder Luis, agora pela esquerda, se livrou da marcação e rolou para Alecsandro que concluiu de forma bisonha. A pressão do time comandado por Ricardo Gomes impedia que o Cruzeiro conseguisse organizar as jogadas ofensivas, principalmente porque só contava com Montillo para fazer a bola chegar aos atacantes e o argentino sofria uma severa marcação de Rômulo.
Só aos 32 minutos é que o Cruzeiro voltou a incomodar a defesa vascaína quando Montillo lançou Wallyson pela direita e o atacante cruzou forte mas Fernando Prass evitou que a bola chegasse a Thiago Ribeiro. Dois minutos foi a vez do Vasco assustar a defesa mineira com uma cabeçada de Alecsandro que encobriu o travessão de Fábio.
Até o final do primeiro tempo,os dois times erraram muitos passes e não conseguiram criar mais nenhum lance de perigo.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e o Vasco retomou a pressão fazendo o goleiro Fábio trabalhar logo no primeiro minuto. O time comandado por Joel Santana continuava com sua postura defensiva, apenas preocupado em evitar que o Vasco concluísse suas jogadas com êxito e pouco conseguia construir já que Montillo continuava isolado na armação do ataque.
Aos oito minutos, o goleiro Fernando Prass foi driblar e acabou sendo obrigado a jogar a bola para escanteio. Montillo cobrou e Leandro Guerreiro subiu entre os zagueiros para cabecear sem defesa para Fernando Prass.
Sem outra alternativa, o Vasco partiu para buscar o empate e Alcesandro teve boa chance aos 12 minutos mas seu chute acabou bloqueado pela zaga mineira. O Cruzeiro recuou completamente para defender a vantagem e o Vasco tentava chegar ä área pelas laterais mas a defesa mineira e o goleiro Fábio conseguiam abafar os cruzamentos e Éder Luis, perdido entre os zagueiros,não repetia o desempenho do primeiro tempo.
Aos 20 minutos, a torcida do Vasco perdeu a paciência com Alecsandro e passou a pedir a presença de Elton. Aos 25 minutos, Montillo enfiou bom passe para Thiago Ribeiro mas o goleiro Fernando Prass acabou chegando antes na bola.
Logo depois desse lance, o técnico Ricardo Gomes colocou Ramon e Elton em campo. Aos 30 minutos,Éder Luis lançou Ramon na corrida mas Fábio saiu com precisão e abafou a jogada. Mesmo com as mudanças, o Vasco não conseguia produzir bem porque Felipe e Diego Souza quase não eram notados em campo. Numa última tentativa para mudar o panorama da partida, Ricardo Gomes trocou o volante Eduardo Costa pelo atacante Leandro. Aos 37 minutos, Leandro cruzou da esquerda e Diego Souza cabeceou forte mas Fábio fez grande defesa.
O time cruzmaltino ficou nervoso e em apenas um lance, três jogadores da equipe carioca receberam cartão amarelo por reclamarem de forma acintosamente de uma marcação do árbitro. Aos 43 minutos, Montillo foi lançado na área, tocou entre as pernas de Dedé e chutou cruzado para marca o segundo gol do Cruzeiro. Quando a partida se encaminhava para o final, Ortigoza foi derrubado por Dedé na área. Pënalti que Roger cobrou com competência para definir o marcador.