Pensando no confronto contra o São Paulo na próxima quarta-feira, pela Copa Libertadores, o Cruzeiro fez a lição de casa neste sábado e conquistou mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Atuando no Mineirão, a Raposa bateu com facilidade o Vitória por 2 a 0, e concretizou a recuperação após derrota para o Náutico na última rodada.
O grande destaque da partida acabou sendo o atacante Kléber. Autor dos dois gols do confronto, o Gladiador chegou aos 19 na temporada e manteve a artilharia da equipe. No Brasileirão, por outro lado, o camisa 30 da Raposa assumiu a primeira colocação entre os goleadores.
Depois do atual tricampeão nacional pela competição continental, o Cruzeiro terá novamente pela frente o Tricolor do Morumbi, dessa vez, pelo Brasileirão. Diferentemente da Libertadores, em que o duelo será no Mineirão, a Raposa irá a São Paulo no próximo domingo, às 16 horas. Em contrapartida, o Vitória tentará a recuperação contra o Grêmio, em Salvador, na mesma data, mas às 18h30.
O jogo – Buscando a recuperação no Campeonato Brasileiro após derrota de 2 a 0 para o Náutico na última rodada, o Cruzeiro iniciou a partida pressionando o adversário e apostando na criatividade de Ramires e Athirson, que atuou adiantado no meio-campo e deu lugar a Gerson Magrão na lateral esquerda.
Conforme o tempo avançava no cronômetro, o Vitória começava a se soltar e buscar o campo de ataque. Porém, a exposição rendeu problemas no seu setor defensivo, o que proporcionou maior liberdade para os homens ofensivos do Cruzeiro.
Assim, aos 22 minutos, a dupla de ataque da Raposa inaugurou o placar no estádio do Mineirão. Thiago Ribeiro recebeu toque de cabeça de Fabrício na intermediária e tocou pelo alto para Kléber, o Gladiador colocou na frente, passou pela defesa baiana e bateu forte para o gol, sem chances para Viáfara.
Depois de marcar o primeiro gol, o Cruzeiro seguia no campo ofensivo e pressionando a defesa do Vitória. Seis minutos após a abertura do marcador, a Raposa fez o segundo e novamente com Kléber. O camisa 30 recebeu na entrada da área, cortou Victor Ramos e de pé esquerdo arrematou no canto de Viáfara, aumentando a vantagem dos mineiros.
A segunda aparição de Kléber no confronto sacramentou a boa diferença no marcador para a Raposa ao final dos primeiros 45 minutos de jogo.
Enfrentando um adversário abatido, o Cruzeiro iniciou o segundo tempo passeando dentro de campo. Logo aos dois minutos, Athirson recebeu passe de Fabrício e saiu na cara do gol. Na finalização, o camisa 10 chutou rente à trave esquerda de Viáfara. A pressão seguiu e, instantes depois, Jonathan arriscou de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro visitante.
O Cruzeiro seguiu insistindo no jogo ofensivo e exigiu grandes intervenções de Viáfara no segundo tempo. Kléber, Ramires, Jonathan tiveram oportunidades de aumentar o marcador, mas pararam na boa atuação do goleiro do Vitória, principalmente nos 45 minutos finais.
A vitória veio com tranquilidade e devido à boa atuação de Kléber, que acabou decidindo o duelo e embalando o Cruzeiro para quarta-feira, quando inicia o confronto quartas de final, frente o São Paulo, pela Copa Libertadores.