A 11ª etapa do Mundial de MotoGP agitou a manhã deste domingo. No Grande Prêmio da República Tcheca, disputado no autódromo de Brno, quem levou a melhor foi o britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, que conquistou a primeira vitória da carreira na categoria. Valentino Rossi e Marc Márquez completaram o pódio.
Desde a largada, a corrida deu mostras de que seria interessante. Com a pista molhada, os pilotos não tiveram vida fácil, e a estratégia do uso de pneus fez a diferença. Após largar em 10º, Crutchlow foi crescendo na prova e ganhando posições, auxiliado pelos pneus duros em sua moto.
Assim, faltando sete voltas para o final, o britânico ultrapassou o italiano Andrea Iannone, da Ducati, que liderou boa parte da prova, e se garantiu na liderança. No GP da Alemanha, Cal já havia se destacado por terminar na segunda colocação. Além disso, Crutchlow foi o primeiro britânico a vencer uma corrida na MotoGP após 35 anos.
O outro grande destaque da corrida foi o heptacampeão Valentino Rossi. Depois de largar em sexto, o piloto da Yamaha não manteve um bom rendimento no início, caindo para a 12ª posição. Contudo, o italiano se recuperou e protagonizou uma recuperação incrível, ganhando dez posições e fazendo os torcedores presentes em Brno ficarem em pé. Com a segunda colocação na República Tcheca, o Doutor assumiu a vice-liderança do Mundial, com 144 pontos, ultrapassando seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo.
O que não mudou foi o líder do campeonato. Marc Márquez segue isolado na ponta, com 197 pontos, e na luta pelo terceiro título. Depois de uma largada ruim, o espanhol reassumiu a ponta, contudo, não por muito tempo. Mesmo assim, o piloto da Honda manteve-se regular e terminou na terceira colocação.
Quem não se deu bem na manhã deste domingo foi o espanhol Jorge Lorenzo. O piloto da Yamaha, que largou na segunda colocação, não teve um bom desempenho, terminando na última colocação. Agora, o tricampeão aparece em terceiro na luta pelo título, com 138 pontos.
Já a Ducati não teve um bom dia. Após Andrea Iannone liderar boa parte da corrida, o italiano terminou apenas na oitava colocação. Andrea Dovizioso, que também chegou a assumir a ponta, teve um problema em sua moto, acabou saindo da pista e abandonou a disputa.
A MotoGP volta no próximo dia de 4 setembro, para a disputa do GP da Grã-Bretanha, no Circuito de Silverstone. Em 2015, Valentino Rossi foi o campeão.