Cristiano Ronaldo está novamente no topo do mundo. Nesta segunda-feira, o português conquistou sua quarta Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista francesa France Footaballao melhor jogador do planeta na última temporada. “É um novo sonho que vira realidade. Nunca teria imaginado conquistar quatro vezes a Bola de Ouro. Quando é a primeira vez, a emoção é especial, mas não poderia dizer que o sentimento é o mesmo. Uma primeira vez é sempre uma primeira vez em todos os planos. O que sinto hoje é parecido com 2008, trabalho sempre para ser o melhor, ao preço de grandes sacrifícios”, disse Cristiano Ronaldo no vídeo divulgado com a entrega do prêmio na sala de troféus do Real Madrid, antes do embarque para a disputa do Mundial de Clubes no Japão.
Na última temporada, CR7 levou Portugal ao título mais importante de sua história – a Eurocopa 2016. Na ocasião, o craque se machucou ainda no primeiro tempo da decisão contra a França, anfitriã do torneio, mas comandou a seleção do banco de reservas e assistiu a vitória dos portugueses no último minuto da prorrogação, com um gol do centroavante Eder.
Pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo venceu a Liga dos Campeões, quando bateu o pênalti decisivo na final contra o Atlético de Madrid, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Esta foi a terceira vez que CR7 venceu a Champions – ele já havia levantado a taça na temporada 2013/2014, pelos merengues, e 2007/2008, ainda pelo Manchester United. “Sem o Real Madrid e a seleção portuguesa, teria sido impossível ganhar a Bola de Ouro”, concluiu.
Com a premiação, Cristiano se isolou na segunda posição do ranking de vencedores da Bola de Ouro. À frente do português está apenas o argentino Lionel Messi, do rival Barcelona, que foi agraciado com o troféu em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.
Esta foi a 61ª edição do prêmio da France Football, criado em 1956 e que elegeu nesta terça-feira os outros 29 melhores atletas do planeta (a lista completa ainda não foi divulgada). O prêmio foi unificado com a Fifa em 2010, mas voltou a se separar em 2016. Nomeado de Fifa The Best, com votos de treinadores e capitães de seleções, além de jornalistas e enquete na internet, o prêmio da entidade máxima do futebol será entregue no dia 9 de janeiro de 2017.