Em momentos técnicos e psicológicos distintos, Coritiba e Paraná começam, neste domingo, a disputa por uma vaga nas finais do Campeonato Paranaense. Os dois rivais sem enfrentam a partir das 15h50, no Couto Pereira, na partida de ida das semifinais.
Enquanto o Alviverde tenta superar o abalo pela eliminação da Copa do Brasil – diante do São Caetano, na quarta-feira – o Tricolor quer aproveitar sua melhor fase técnica para derrubar um tabu: faz doze anos que o time não derrota o Coxa em jogos na casa do rival.
Para o Coritiba a partida adquire contornos dramáticos. Uma nova derrota pode detonar de vez a crise no clube e até se cogita que o técnico Dorival Júnior não tenha como se sustentar no cargo. O treinador foi um dos mais criticados, após o empate sem gols diante do São Caetano, que jogou com nove homens no segundo tempo.
Por sua vez, o Paraná vive um momento de rara tranqüilidade. Além de estar na disputa pelas finais, o time da Vila é o único paranaense a se classificar para as oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Nas semifinais do Estadual, no entanto, o time começa em desvantagem, pois o Coxa pode jogar por dois resultados iguais, em função da melhor campanha, no geral da competição. Assim, o Tricolor terá que buscar uma vitória, para decidir a vaga em casa com mais tranqüilidade.
“É uma decisão de 180 minutos. Nós temos que fazer a diferença em cima desta vantagem que existe para o Coritiba. Se nós pudermos reverter já no primeiro jogo, será excelente,” observa Paulo Bonamigo, técnico paranista.
Não bastassem os problemas técnicos, Dorival Júnior, treinador do Coxa, ainda tem que administrar desfalques e lesões, que comprometem a escalação do time.
Para este jogo, ele não poderá contar com o lateral titular Rubens Cardoso e o reserva Dick, ambos lesionados, e também com o meia Marlos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o meia Pedro Ken sofreu uma contusão de joelho direito e é dúvida.
Diante disso, Júnior escalou o zagueiro Nenê e mudou o esquema para o 3-5-2, no último treinamento da semana. Se Ken for vetado, é com esta formação que o time irá jogar. Outra mudança é a entrada do atacante Thiago Silvy, no lugar de Henrique Dias. O meio-de-campo terá a volta de Carlinhos Paraíba.
Paulo Bonamigo já tem o time definido, mas faz mistério, mantendo uma dúvida entre o meia Cristian e o atacante Fábio Luís. O volante Jumar, que sentiu dores no joelho durante a semana, foi poupado na sexta-feira, mas deve ser escalado.