Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Criciúma decretou seu rebaixamento para a Série B neste domingo, ao empatar por 1 a 1 com o Flamengo, em São Luís. Com o resultado, os catarinense chegaram a 30 pontos e não podem mais sair da zona da degola faltando duas rodadas para o fim da competição. Já os rubro-negros, com 50, já estão em ritmo de férias, pensando na próxima temporada.
No primeiro tempo, os cariocas foram melhores e foram para o intervalo com a vantagem no placar após gol de Elton, seu primeiro com a camisa rubro-negra. Já no segundo tempo, o Criciúma melhorou e conseguiu o empate com Cleber Santana.
Na próxima rodada, o Flamengo vai receber o Vitória, que briga contra a degola, no sábado, na Arena da Amazônia. No mesmo dia, o Criciúma apenas cumpre tabela contra o Sport.
O jogo -Empurrado pela torcida presente no Castelão, o Flamengo começou melhor a partida e criou a primeira boa chance logo aos três minutos. Canteros arriscou de longe e obrigou Edson a fazer a defesa em dois tempos. Os rubro-negros seguiram em cima do Criciúma e quase abriram o placar aos seis. Após cobrança de escanteio, Cáceres tentou finalizar, mas foi bloqueado pela defesa catarinense.
O Criciúma só criou sua primeira boa chance aos 13 minutos. Em cobrança de falta, Cleber Santana obrigou Paulo Victor a fazer grande defesa. No entanto, depois disso, as duas equipes diminuíram o ritmo. Com isso, o duelo ficou concentrado entre as intermediárias, sem qualquer oportunidade de gol.
Somente aos 37 minutos, o Flamengo conseguiu criar boa chance e abriu o placar aos 37 minutos. Canteros recebeu na área, demorou para finalizar, mas tocou para Elton, que chutou sem chance para Edson.
Nos minutos finais, os rubro-negros pressionaram o Criciúma e quase aumentaram a vantagem aos 43 minutos. A zaga catarinense rebateu errado e bola sobrou Everton. Só que o meia chutou para fora. Assim, os cariocas foram para o intervalo a frente no placar em São Luís.
Na etapa final, o Criciúma voltou disposto a empatar e quase conseguiu aos três minutos. Em cobrança de falta, Cleber Santana assustou Paulo Victor, mas a bola passou a esquerda do gol. A resposta do Flamengo só veio aos dez. Anderson Pico tabelou com Elton e chutou com perigo ao gol de Edson.
O lance animou os rubro-negros, que equilibraram a partida, mas tinham mais espaço para avançar. Tanto que, aos 15 minutos, os flamenguistas quase marcaram o segundo. Everton recebeu passe, mas chutou a esquerda do gol. Só que a resposta do Criciúma veio em grande estilo, aos 20. Roger fez grande jogada individual e tocou para Cleber Santana. O meia acertou chute forte, sem chance para Paulo Victor.
Após o revés, o Flamengo voltou a dominar a partida e passou a buscar o gol com mais intensidade. No entanto, a melhor chance veio somente aos 31 minutos, em cobrança de falta de Chicão que parou no goleiro Edson. Só que o Criciúma respondeu em seguida. Primeiro, Roger finalizou para grande defesa de Paulo Victor. Depois, o goleiro rubro-negro salvou a equipe carioca em cabeçada de Lucca.
Nos minutos finais, o Criciúma foi para cima tentando adiar o rebaixamento, mas viu Paulo Victor salvar o Flamengo. Os rubro-negros ainda desperdiçaram alguns contra-ataques e tiveram que sair de campo com a igualdade.