A Arena Pantanal recebe a partida entre Santos e Flamengo, hoje, a partir das 20h45. O jogo é válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. A ansiedade dos torcedores é grande, mas não é maior que a das 330 crianças e jovens carentes que vão assistir ao jogo gratuitamente.
Esta é uma iniciativa do Santos Futebol Clube, viabilizada pelo Núcleo de Ações Voluntárias do Governo do Estado (NAV). Entre as instituições atendidas estão a Casa da Criança Cuiabana, Lar da Criança, Lar Doce Lar, Nosso Lar e os projetos Bola de Meia Bola de Gude, Bombeiros do Futuro, PM Junior, Rede Cidadã e Só Alegria.
“O Santos tem um trabalho social bastante antigo, com parceiros de peso, como é o caso da Unicef. Para nós é uma honra disponibilizar o acesso a estes eventos para crianças e jovens carentes de Cuiabá, porque sabemos que desperta o interesse, além de mostrar que o esporte pode ser uma saída para cada um deles”, destacou o coordenador de Logística, Soluções e Segurança do time santista, Sérgio Denys Rodrigues de Jesus.
Esta não é a primeira vez que crianças e jovens carentes assistem a jogos ou espetáculos culturais gratuitamente. O NAV já viabilizou os chamados “ingressos sociais” em outros eventos memoráveis, entre eles a final da liga Centro-Sul de Futebol Americano entre Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles, o amistoso entre Brasil e Nova Zelândia (seleção feminina) e, recentemente, o espetáculo Disney On Ice.
Para a superintendente de Acolhimento Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Marimar Michels, responsável pelo Lar da Criança, estes passeios são importantes para o desenvolvimento dos pequenos. “Com essas oportunidades, estamos cumprindo uma das garantias do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é a convivência comunitária”, avaliou a gestora.
A primeira-dama do Estado e coordenadora do NAV, Samira Martins, que já confirmou presença no evento esportivo, elogiou a iniciativa do clube de futebol. “Para muitos pode ser só uma partida de futebol, mas para nossas crianças significa inclusão, lazer e estímulo ao esporte. Em nome destes projetos sociais, agradeço ao Santos pela oportunidade”.