Agora é oficial. Mato Grosso Esporte Clube é o mais novo time no futebol profissional do Estado. Criado pelo desportista Ezequiel Rosa Gomes, a equipe chega para substituir o tradicional e extinto Palmeiras do bairro do Porto, que foi campeão da Segunda Divisão em 2008. De lá para cá, o ex-"Periquito" do Porto se alternou entre Primeira e Segundona, conseguindo o acesso ano passado, quando subiu ao lado do Atlético Campoverdense.
Desde término do Mato-grossense da Primeira Divisão deste ano, Rosa Gomes vinha trabalhando pela fundação de um novo clube. Só agora toda a documentação ficou pronta, enviada e aceita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Como manteve o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a inscrição do extinto Palmeiras, o Mato Grosso já nasce na principal divisão do futebol mato-grossense. O processo de mudança de nome foi nos moldes adotados pelo Boa Esporte, que era o extinto Ituiutaba (MG), este ascendeu à Segunda Divisão do Brasileirão em 2010.
Com a alteração na nomenclatura, as cores também mudaram. A cor verde, predominante do Palmeiras, ficou para trás e cedeu espaço para o preto, azul, amarelo e vermelho. Ainda está em processo de definição qual cor irá predominar no novo uniforme, mas na camisa do time o destaque é o mapa geográfico de Mato Grosso nas costas com o gavião simbolizando o mascote, que será denominado de o "Gavião do Cerrado".
No argumento utilizado por Ezequiel Rosa Gomes, a mudança se dá pelo fato do nome Palmeiras não ter nenhuma identificação com a população de Mato Grosso. O objetivo é atrair maior número de simpatizantes ao novo clube, que deve estrear na Copa Mato Grosso.