Foram 45 dias de agonia, mas o Coritiba finalmente reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro 2015 ao bater o Palmeiras por 2 a 1, no Estádio Couto Pereira, renovando as esperanças de reação na competição. Com o resultado, o Coxa chegou aos 15 pontos, permanecendo ainda dentro da zona de rebaixamento. Já o Verdão paulista, que perdeu a terceira seguida, segue estacionado nos 28 pontos, podendo ficar mais afastado ainda do G4.
O Alviverde mais uma vez começou a partida com dificuldade mas, em um contra-ataque bem encaixado, aos 17 minutos, Juan cruzou para Henrique Almeida desviar para o fundo das redes. Depois do intervalo, os visitantes precisaram de menos de um minuto para deixar tudo igual, com Rafael Marques. Mas, aos 36 minutos, Henrique Almeida fez mais um para acabar com o jejum.
Na próxima rodada, o Coritiba terá pela frente o Vasco da Gama, sábado, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Já o Palmeiras recebe o Flamengo, na manhã de domingo, no Allianz Parque, em São Paulo.
O jogo – Antes de a bola rolar a arbitragem, ao lado dos atletas, protestou contra o veto da presidenta Dilma Rousseff ao artigo do Profut que previa o recebimento de 0,5% do valor referente ao direito de arena. Sem cartão amarelo para ninguém – o que regularmente acontece quando algum atleta protesta – o apito inicial foi dado para uma partida que começou com muita marcação e pouca emoção.
O Palmeiras tinha mais volume de jogo, esperando uma brecha para encaixar o ataque. Aos sete minutos, Dudu desceu pela esquerda e lançou Alecsandro, mas com muita força, nas mãos de Wilson. A primeira boa oportunidade veio aos 12 minutos, com Dudu, que desviou de cabeça para Cleiton Xavier complementar pela linha de fundo, dentro da pequena área. A resposta, no entanto, foi fatal. Aos 17 minutos, Juan puxou o contra-ataque e cruzou rasteiro para Henrique Almeida tocar no cantinho e abrir o placar para o Coxa.
Wilson apareceu bem para salvar o Coxa, aos 20 minutos parando chute cruzado de Rafael Marques. O técnico Ney Franco precisou queimar a primeira alteração aos 29 minutos, com Raphael Lucas saindo lesionado para a entrada de Negueba. Aos 34 minutos, Dudu lançou Rafael Marques, mas a bola correu demais, em mais um ataque desperdiçado. Em mais um cruzamento na área coxa-branca, aos 40 minutos, Cleiton Xavier desviou de cabeça e Wilson fez a defesa.
Para a segunda etapa, o Palmeiras começou pressionado e, com menos de um minuto, Rafael Marques recebeu de Dudu e, no meio da zaga, fuzilou para as redes para deixar tudo igual. O gol deixou a partida novamente aberta, para desespero do torcedor local. Aos nove minutos, Leandro Almeida subiu no meio da defesa e testou em cima da defesa, ganhando nova cobrança.
Arriscando e longe, Dudu tentou surpreender Wilson, aos 14 minutos, e o goleirão quase aceitou. O técnico Marcelo Oliveira fez a primeira modificação com a entrada de Lucas Taylor no lugar de Nathan. Do outro lado a aposta foi a entrada de Evandro, que em suas últimas aparições salvou o time de resultados ainda piores. A partida não era o primor do futebol, com poucas chances criadas. Aos 27 minutos, Egídio mandou para o meio da área e Wilson saiu para interceptar.
Evandro apareceu pela primeira vez aos 30 minutos, cabeceando fraco no meio da área, fácil para Fernando Prass. A virada palmeirense quase aconteceu aos 33 minutos, em cruzamento rasteiro de Dudu que Cristaldo se esticou para desviar, mas sem sucesso. Porém, aos 36 minutos, Esquerdinha encontrou Henrique Almeida entrando no meio da defesa e o atacante só teve o trabalho de tocar na saída de Prass para fazer o segundo do Coritiba, acabar com o jejum e complicar a vida do Palmeiras.