O Coritiba desencantou como visitante no Campeonato Brasileiro 2016 e bateu o Santa Cruz por 1 a 0, no Estádio do Arruda, e deixou a zona de rebaixamento. Com o resultado, o Coxa chegou aos 18 pontos, provisoriamente assumindo a 14ª colocação. Já os pernambucanos, com 17 pontos, estão logo abaixo na classificação.
Esperando para contra-atacar, o Alviverde abriu o placar com paciência, aos 32 minutos, com Kléber, que recebeu de Kazim e soltou o pé para balançar as redes. Depois do interalo, o Gladiador, aos oito minutos, perdeu uma penalidade.
Na próxima rodada, o Santa Cruz enfrenta o Atlético Mineiro, no próximo sábado, no Independência, em Belo Horizonte. Já o Coritiba encara o Flamengo, no domingo, em partida marcada para o Estádio Couto Pereira, na capital paranaense.
O jogo – A Cobra Coral começou a partida tentando impor seu ritmo e logo aos três minutos, Keno lançou a bola para a área, mas Arthur, desatento, não aproveitou o lance. Aos cinco, Danny Moraes desviou de cabeça e Wilson, de tapa, afastou o perigo. O Coxa encaixou o primeiro chute aos oito minutos, com Kléber, que arrematou por cima da meta.
O Alviverde marcava forte e tentava o contra-ataque sempre passando por Kléber. Aos 16 minutos, com dificuldade de entrar na defesa coxa-branca, Tiago Costa chutou a bola do jeito que ela veio e carimbou Luccas Claro. Aos 24 minutos, a bola sobrou na área para Rafael Veiga, que tentou uma bicicleta, mas não pegou em cheio, mandando para a lateral.
Porém, o Gladiador não perdeu a chance dele. Aos 32 minutos, Kazim tocou rasteiro e Kléber chegou batendo para estufar as redes e abrir o placar. De longe, João Paulo arriscou o chute, aos 35 minutos, e Tiago Cardoso salvou. O turco Kazim se movimentava bem e, aos 43 minutos, partiu para a jogada individual, deixando três para trás, mas adiantando demais a bola.
Para a etapa final, as equipes retornaram sem mudanças. E, logo aos seis minutos, Alan Santos serviu Kléber, que invadiu a área e foi derrubado por Tiago Cardoso. Pênalti marcado. O Gladiador bateu e desperdiçou nas mãos do goleiro. O lance inflamou a torcida coral, mas em campo o time não correspondia, com muitos chutões.
O Coritiba se defendia bem e tentava manter a posse para evitar a pressão. Aos 16 minutos, João Paulo lançou Carlinhos, que na hora do cruzamento foi travado pela defesa. O Gladiador, de cabeça, aos 23 minutos, quase compensou o pênalti perdido. Aos 32 minutos, foi a vez de Kazim perder, testando no cantinho para defesa de Tiago Cardoso. O Santa não tinha forças para reagir e facilitou a defesa paranaense. Nos acréscimos, Felipe Amorim ainda tentou marcar por cobertura e carimbou a trave.