O Coritiba buscou em Florianópolis os pontos desperdiçados em casa na última rodada do Campeonato Brasileiro e bateu o Avaí por 2 a 0, na Ressacada, no duelo direto contra a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa chegou aos 26 pontos e agora é o primeiro time fora da ZR, graças a derrota do Goiás, deixando os catarinenses para trás, com 23 pontos.
Depois de um primeiro tempo fraco, prejudicado pelo gramado molhado, o Alviverde conseguiu abrir o placar aos 19 minutos da segunda etapa, com Henrique Almeida, que recebeu lançamento de Lúcio Flávio e ganhou da defesa pra tocar antes de tocar para as redes. Aos 37 minutos, o atacante fez mais um para fechar a contagem.
Na próxima rodada, o Avaí vai a Minas Gerais, onde na quarta-feira encara o Atlético Mineiro, no Independência, em Belo Horizonte. Já o Coritiba vai receber o Fluminense, no mesmo dia, no Estádio Couto Pereira.
O jogo – Em uma tarde fria e de garoa na capital catarinense, a torcida era pequena para acompanhar os dois times que lutam contra a zona de rebaixamento. Pelo lado coxa-branca, a novidade era o atacante Guilherme Parede. Do outro lado, a esperança estava no retorno de Marquinhos. E foi o meia que criou a primeira boa jogada, aos cinco minutos, lançando Nino Paraíba, que só não chegou na frente do gol porque a poça d’água parou a bola.
O gramado atrapalhava os dois times, que não conseguiam encaixar uma única sequência de passes correta. Aos 14 minutos, Walisson Maia tentou sair jogando dentro da área e quase se complicou diante do ataque avaiano. Aos 18 minutos, Marquinhos arriscou de longe e a bola subiu demais, passando por cima da meta.
Os goleiros pouco trabalhavam na Ressacada. Aos 24 minutos, Léo Gamalho desceu pela direita, mas não conseguiu a conclusão, sendo travado pela defesa alviverde. A melhor chance para o Avaí foi criada aos 31 minutos, em uma bomba de Camacho que Wilson defendeu. No rebote, Léo Gamacho também parou no goleiro, mas em impedimento. Na resposta, Henrique Almeida aproveitou cruzamento para testar nas mãos do goleiro Vagner.
Para a segunda etapa, os times retornaram ao gramado sem nenhuma mudança. Logo no primeiro minuto, boa chance para o Coxa, com Walisson Maia desviando de cabeça, para fora, raspando o poste. Aos seis minutos, lançamento de Marquinhos para Léo Gamalho e mais uma vez a poça entrou na jogada para atrapalhar o lance. O técnico Ney Franco optou então pelas entradas de Thiago Galhardo e Marcos Aurélio.
Os principais lances do Leão passavam por Marquinhos. Aos 11 minutos, o meia cobrou escanteio e quase fez olímpico, carimbando o travessão. No momento em que o time catarinense subiu de produção, o Coritiba chegou ao gol. Aos 19 minutos, Lúcio Flávio fez o lançamento e Henrique Almeida, na raça, conseguiu tirar do goleiro e abrir o placar.
Na frente do placar, o Coxa passou a esperar os contra-ataques. Aos 27 minutos, mais um lançamento para Henrique Almeida, mas desta vez Vagner deixou a meta pra defender. Cruzamento na medida pra Léo Gamalho, aos 33 minutos, mas a bola desviou na coxa do jogador e ficou nas mãos de Wilson. Mas, aos 37 minutos, Henrique Almeida recebeu de Ruy, tirou a marcação e estufou as redes para fechar a contagem e tirar o Coxa da zona de rebaixamento após 18 rodadas.