Em decisão anunciada nesta quinta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) optou por manter a punição da Fifa a Luis Suárez pela mordida em Giorgio Chiellini, zagueiro da Itália, durante partida da Copa do Mundo de 2014. Contudo, diferentemente da entidade, a corte autorizou o atleta a participar de treinamentos.
Era o último recurso de Luis Suárez contra a sanção imposta pela Fifa. Agora, o uruguaio será obrigado a cumprir os quatro meses de banimento dos gramados. O atacante só estará liberado para voltar a jogar em outubro deste ano. Entretanto, neste período, o reforço do Barcelona poderá treinar normalmente com seus novos colegas.
A punição original da Fifa proibia Suárez de realizar qualquer atividade ligada ao futebol, incluindo treinamentos e presença em estádios em dia de jogos. Além disso, o TAS não alterou a suspensão de nove jogos da seleção uruguaia.
Até o momento, o atacante só cumpriu uma partida de suspensão, no duelo entre Uruguai e Colômbia, válido pelas oitavas da Copa, quando a Celeste se despediu do torneio. De lá para cá, Suárez trocou o Liverpool pelo Barcelona, mas ainda não realizou nenhum atividade sob o comando da comissão técnica do clube.
Com isso, a data da possível estreia de Luis Suárez pelo Barcelona poderá ser diante do arquirrival Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. O duelo está marcado para o próximo dia 28 de outubro, no Santiago Bernabéu.