Na estreia do técnico Ney Franco, o Coritiba conseguiu uma vitória importante ao bater o Fluminense por 3 a 1, neste domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Marcelinho Paraíba e um de Marcos Aurélio, o time paranaense chegou a 19 pontos e saiu da zona de rebaixamento. Já o tricolor, permanece com 15, na zona da degola.
A partida começou com o Coritiba mais organizado e perigoso. Conseguindo manter a posse de bola, o time paranaense chegava mais perto do gol de Fernando Henrique, mas sem levar tanto perigo. Já o Fluminense, tentava na base da raça organizar algum bom lance de ataque.
Melhor na partida, o Coritiba abriu o placar logo aos 11 minutos. Pedro Ken cruzou a bola pela direita para Marcelinho Paraíba, que cabeceou sem chance para Fernando Henrique. Após o gol, o time paranaense seguiu pressionando e criando oportunidades para ampliar. O Fluminense errava muitos passes e não organizava bons ataques. A torcida tricolor passou a ficar impaciente e a vaiar alguns jogadores.
O Coritiba quase ampliou aos 18 minutos, quando após boa troca de passes do ataque paranaense, a bola sobrou para Bruno Batata, que chutou para boa defesa de Fernando Henrique. O lance de mais perigo do Fluminense aconteceu dois minutos depois, quando Kiezacruzou pela direita e o zagueiro Jeci quase marcou contra. A bola bateu no travessão e saiu.
O técnico Renato Gaúcho estava muito irrtado com a equipe e tirou o volante Wellington Monteiro, que saiu muito vaiado pela torcida, para a entrada de Carlos Eduardo ainda na primeira etapa. A substituição surtiu efeito e o Fluminense chutou pela primeira vez aos 31 minutos. Roni tocou para Kieza, que chutou cruzado na trave de Edson Bastos.
A partida ficou equilibrada, com as duas equipes levando a melhor na defesa. Tanto que somente aos 39 minutos, aconteceu um chute ao gol. Marcelinho Paraíba cobrou falta, Fernando Henrique defedeu sem problema. O lance acordou o Fluminense, que quase empatou após boa jogada de Roni aos 41, mas o goleiro Edson Bastos se antecipou e impediu a finalização. Dois minutos depois, Carlos Eduardo não conseguiu dominar a bola dentro da área, livre, o que poderia ser o empate tricolor.
O Coritiba conseguiu segurar a pressão do Fluminense no fim do primeiro tempo e saiu para o intervalo com a vantagem no placar.
O segundo tempo inciou da mesma maneira que a etapa inicial, com o Coritiba mais organizado e levando mais perigo. Tanto que aos 11 minutos quase ampliou. Marcelinho Paraíba recebeu na área e chutou com perigo ao gol de Fernando Henrique. No entanto, três minutos depois o time paranaense conseguiu ampliar. Novamente Marcelinho Paraíba fez boa jogada, driblou Luiz Alberto e dividiu com o goleiro Fernando Henrique, a bola sobrou para o atacante tocar para a rede.
Mesmo após o gol, o Fluminense conseguiu reagir e passou a ser muito vaiado pela torcida presente no Maracanã. Com uma vantagem boa, o Coritiba passou a atuar com mais cautela e atacava menos, mas com perigo. Na melhor chance, aos 24 minutos, Carlinhos Paraíba arriscou de fora da área e obrigou Fernando Henrique a fazer grande defesa.
O Fluminense só conseguiu organizar uma jogada aos 26 minutos, quando Roni arriscou, mas mandou por cima do gol de Edson Bastos. No entanto, o tricolor conseguiu diminuir aos 31, quando Kieza foi lançado pela direita. O atacante entrou na área e chutou cruzado sem chance para Edson Bastos.
O gola animou o Fluminense, que passou a pressionar o Coritiba em busca do gol de empate. O tricolor quase conseguiu aos 38 minutos, quando Roni recebeu a bola na entra da pequena área, mas chutou por cima do gol de Edson Bastos.
No entanto, o Coritiba soube segurar a investida dos donos da casa e ainda ampliou aos 48 minutos, com Marcos Aurélio. O resultado mostrou o que se viu em campo, com o time paranaense superior.