O Coritiba conseguiu reencontrar o caminho da vitória após um mau resultado na nona rodada, além de se afastar da zona de rebaixamento, onde poderia figurar caso fosse derrotado. Nesta quarta-feira, após um primeiro tempo morno, o Coxa conseguiu impor uma vitória de 4 a 0 em cima da Portuguesa.
A última rodada do Campeonato Brasileiro não havia sido boa para nenhum dos dois times. Enquanto o Coxa foi derrotado pelo Internacional por 3 a 0, a Lusa perdeu em casa, por 2 a 1, para o Vitória. Com o resultado desta noite, no entanto, o Coritiba conseguiu afastar o fantasma da zona de degola e chegar a uma privilegiada oitava posição, que antes pertencia à Lusa, que agora desceu para a 11º colocação.
Mesmo com a prometida volta do atacante Diogo, principal nome da equipe treinada por Vagner Benazzi, que retornou após cumprir suspensão automática contra os baianos, o ataque da Lusa não funcionou durante o jogo, e no primeiro tempo não atentou sequer uma vez contra a meta de Edson Bastos. Para completar, Diogo acabou expulso na etapa complementar, após dar uma cotovelada violenta em Keirrison.
Além do mais, para o duelo no Couto Pereira, Benazzi não pôde contar com seus dois zagueiros titulares: o capitão Marco Aurélio, com uma lesão no joelho esquerdo, e Bruno Rodrigo, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vitória.
Após ter passado o primeiro tempo em branco, o Coxa só foi concretizar o melhor futebol que vinha apresentando em campo na etapa complementar, quando Keirrison abriu o placar, chutando de fora da área aos oito minutos.
Com o gol sofrido, a Lusa se desestabilizou. Aos 16 minutos, Rubens Cardoso chutou forte da entrada da área e acabou surpreendendo o goleiro André Luís, da Lusa. O clube curitibano ainda conseguiria marcar mais dois, aos 27 e aos 44, os dois de Hugo, fechando o mercador com uma ótima goleada por 4 a 0 em seus domínios.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba viaja para Goiânia para enfrentar o Goiás, no Estádio Serra Dourada, enquanto a Lusa enfrenta o Goiás, no Estádio Olímpico.