Quase 35 mil torcedores foram ao Couto Pereira nesta quinta-feira para ver o Coritiba derrubar a invencibilidade do Flamengo fora de casa no Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0. Com o resultado, o Rubro-negro continua líder, enquanto a equipe coxa-branca, com 17 pontos ganhos, sobe para a 10ª posição e renasce na competição.
Mostrando muita determinação no setor defensivo, o Coxa começou a partida pressionado, mas com tranqüilidade. Na primeira chance, aos 17 minutos, Rodrigo Mancha chutou cruzado e após um desvio na zaga abriu o placar. Na segunda etapa, os visitantes voltaram com mais posse de bola e volume de jogo, mas não aproveitaram as chances criadas.
Na próxima rodada, o Coritiba vai a Belo Horizonte, onde enfrenta Atlético Mineiro, domingo, no Estádio do Mineirão. Já o Flamengo terá no mesmo dia um confronto rubro-negro com o Vitória, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O jogo – A partida começou com os times se estudando e tentando impor o ritmo. Logo no primeiro minuto, em uma boa chegada pela esquerda, Tardelli tentou o cruzamento, mas Edson Bastos saiu do gol antes do ataque rubro-negro. Aos três minutos foi a vez de Juan entrar na área e ser travado na hora do chute. O time carioca tinha mais volume e arriscava, como aos nove minutos, com um chute despretensioso de Juan.
O Coxa tentava jogar na base do lançamento e dos contra-ataques, mas parava na defesa adversária. Insistindo em uma seqüência de jogadas de bola parada, o Flamengo se aproximava da área, mas a zaga coxa-branca estava segura. E no primeiro chute à gol do Coritiba, aos 17 minutos, Rodrigo Mancha contou com um desvio no meio do caminho para abrir o placar no Couto.
Após o gol, o time da casa começou a se soltar tentando equilibrar o jogo. Aos 23 minutos, Mancha tentou repetir a dose, mas a bola passou à esquerda da meta. Na resposta, aos 25 minutos, Cristian chutou cruzado e a bola passou com perigo. Aos 28 minutos, mais um boa tentativa do Coxa com Hugo que chutou da meia-lua e obrigou Bruno a fazer boa defesa.
A partida era movimentada, com os times procurando incessantemente o ataque. Aos 30 minutos, Keirrison entrou na área mas, ao invés de cruzar, tentou bater sem ângulo e sem sucesso. Aos 34 minutos, Juan foi alinha de fundo e cruzou pra Souza, que cabeceou pela linha de fundo. Aos 44 minutos, depois de jogada ensaiada, Jaílton tocou de letra para fora, com perigo.
No segundo tempo, o jogo voltou mais brigado, com os times mostrando a mesma determinação. Aos quatro minutos, Juan pegou rebote e bateu no meio do gol, facilitando para Edson Bastos. Aos seis minutos, o goleiro Bruno cobrou falta, mas para fora. O Coritba respondeu na mesma moeda, com Carlinhos Paraíba, que também errou a mira.
Tentando buscar pelo menos o empate, o técnico Caio Junior mandou a campo o atacante Obina. O Flamengo pressionava e o time da casa, recuado, se defendia como podia. Aos 19 minutos Cristian cobrou falta, mas sem direção. Após as mudanças nos dois times, o ritmo da partida caiu. Aos 27 minutos, Carlinhos Paraíba bateu sem ângulo, por cima do gol.
O time carioca partiu para a pressão e, aos 33 minutos, novamente em um lance de falta, Ibson exagerou na força e desperdiçou uma boa chance da entrada da área. Aos 36 minutos, Marlos também arriscou de bola parada e mandou por cima. Aos 38 minutos, Obina girou o corpo e bateu para grande defesa de Edson Bastos. Aos 42 minutos. Carlinhos Paraíba bateu falta com perigo e quase marcou o segundo do Coxa.