Em uma tarde inspirada do lateral esquerdo Fábio Santos, o Corinthians conquistou uma importante vitória dentro do Campeonato Paulista. Com dois gols do ala esquerdo, o Timão bateu o Santos, por 3 a 1, na tarde deste domingo, no Pacaembu. Liedson fez o terceiro gol dos corintianos e Elano descontou para o Peixe.
Com esse triunfo, o clube do Parque São Jorge pulou para a vice-liderança do Paulistão, com 19 pontos, um a menos que o Palmeiras. Já os santistas caíram duas posições e agora ocupam a quarta colocação, com 18 pontos ganhos, perdendo nos critérios desempates para o São Paulo, que é o terceiro, com uma vitória a mais (seis a cinco).
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Grêmio-SP, no próximo sábado, às 18h30 (horário de Brasília), novamente no Pacaembu. Já o Alvinegro Praiano joga em casa também, diante do São Bernardo, no mesmo dia e horário que Timão, na Vila Belmiro.
O jogo – Inspirado pela presença do ex-atacante Ronaldo, que declarou a sua aposentadoria do futebol na última segunda-feira, o Corinthians iniciou o clássico pressionando a saída de bola do Santos, que não conseguia impor o seu ritmo de jogo.
Mesmo assim, o Peixe nçao deixava de levar perigo ao gol adversário. Em uma cobrança de falta aos 17, o meia Elano cobrou falta que encontrou o zagueiro Durval na grande área. Mas, apesar de estar sem marcação, o defensor santista mandou a bola por cima do gol de Julio Cesar.
Só que a chance desperdiçada custou caro ao Alvinegro Praiano. Isto porque, aos 23, o lateral esquerdo Fábio Santos acertou uma bela cobrança de falta, no ângulo direito do goleiro Rafael, que se esticou para evitar o gol, porém, não conseguiu fazer a defesa.
Após o gol, o Timão passou a dar poucos espaços ao Santos. Mesmo assim, o Peixe conseguiu chegar ao empate. Aos 41, o meia Elano tentou mandar um passe para a grande área rival, mas os corintianos cortaram e o próprio Elano, em um arremate de fora da área, no ângulo esquerdo de Julio Cesar, deixou tudo igual no Pacaembu: 1 a 1.
Depois do gol, os santistas voltaram dispostos a buscar a virada. Aos cinco, o time da Vila Belmiro quase chegou lá. Diogo fez a jogada pela direita, tocou para Neymar, que fez o pivô e rolou para Elano bater de primeira e exigir uma grande defesa de Julio Cesar.
Logo em seguida, o técnico Adilson Batista resolveu fazer duas alterações no Alvinegro Praiano. Pendurado com um cartão amarelo, Rodrigo Possebon saiu para a entrada de Adriano, aos oito. Quatro minutos após, Róbson foi substituído por Maikon Leite.
Só que Adilson não levou sorte nas trocas que realizou, pois com pouco tempo em campo, Adriano fez pênalti em Dentinho. Na cobrança, aos 15, Fábio Santos recolocou o Corinthians em vantagem no clássico.
Com a desvantagem no placar, o Santos passou a se lançar ao ataque, porém, criava poucas oportunidades para ameaçar o gol de Julio Cesar. Aos 33, Adilson Batista queimou a sua última substituição com o lateral direito Danilo sendo substituído por Zé Eduardo. Antes, Tite havia sacado Dentinho para a entrada de Bruno César no Timão.
Sem conseguir uma pressão efetiva sobre o adversário, o Peixe ainda viu o Corinthians liquidar o jogo com um golaço de Liedson. Aos 40, Diogo perdeu a bola no campo de ataque, Ralf recuperou e lançou Liedson que, frente a frente com Rafael, tocou por cima do arqueiro santista, dando números finais a partida.