PUBLICIDADE

Corinthians vence e depende só de si para não ser rebaixado

PUBLICIDADE

A Fiel fez sua parte. Compareceu em peso ao Pacaembu, cantou, gritou e incentivou a equipe durante os 90 minutos do duelo deste domingo contra o Figueirense. Dentro de campo, a recompensa demorou, foi sofrida, suada, mas chegou.
Depois de sofrer com o gol de pênalti de Chicão, aos 42 minutos, a nação corintiana foi à loucura com o atacante Finazzi, que deixou tudo igual nos acréscimos, também de pênalti, e marcou um golaço na etapa final para decretar a virada.

Com o placar, o Timão quebrou um tabu de quatro jogos sem vencer no Pacaembu e chegou a 41 pontos na classificação, insuficientes para deixar a zona de degola nesta rodada pelos critérios de desempate (tem menos vitórias que o Goiás).

Para escapar do rebaixamento, no entanto, o Alvinegro depende apenas de suas forças. Basta vencer o confronto direto contra o Goiás, dia 11 de novembro, e manter a vantagem sobre o rival nas rodadas finais.

A primeira chance de deixar a zona de rebaixamento virá contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, às 21h45, no Rio de Janeiro. O Figueirense, por sua vez, volta a campo no mesmo dia, só que às 19h30, diante do Fluminense, em Florianópolis.

No duelo deste domingo, o primeiro tempo foi todo do Corinthians. Em menos de três minutos, o Alvinegro conquistou dois escanteios seguidos e chegou perto do gol em cabeçada de Dentinho, bem defendida pelo goleiro Dalton, do Figueirense.

A pressão continuou e o Timão chegou constantemente perto da área catarinense, principalmente pelo setor direito, com Iran e Dentinho tramando boas jogadas. Como sempre, no entanto, faltou tranqüilidade e qualidade na hora da finalização e os maiores perigos ficaram restritos às cobranças de falta de Iran e Gustavo Nery.

Até os 42 minutos, os visitantes haviam chegado perto do gol em apenas um lance, com Frontini chutando por cima do travessão após bom contra-ataque puxado por Ramon. Nesse momento, no entanto, a injustiça aconteceu. O mesmo Ramon recebeu lançamento de Cleiton Xavier dentro da área, dominou no peito e foi derrubado por Iran: pênalti, que Chicão teve que cobrar duas vezes para colocar o Figueirense em vantagem no placar.

A agonia que poderia tomar conta do Corinthians durou apenas quatro minutos. Nos acréscimos, Fábio Ferreira cobrou falta da entrada da área. A bola espirrou na barreira e sobrou para Iran, que tentou o drible e foi derrubado por Felipe Santana, deixando no chão a fantasia de vilão e vestindo a de herói. Na cobrança, Finazzi estufou as redes e deixou tudo igual na descida aos vestiários.

Na etapa final, a pressão corintiana na luta pelo rebaixamento aumentou ainda mais, mas o domínio territorial não era refletido em lances de perigo contra a meta defendida por Dalton. Logo aos cinco minutos, Nelsinho mudou a estrutura da equipe trocando Iran por Vampeta e passando ora o zagueiro Fábio Ferreira, ora o volante Carlos Alberto para trabalhar como ala-direito.

O Figueirense, com Otacílio Neto substituindo Ramon, não abandonou sua proposta de jogo e continuou apostando tudo em esporádicos contra-ataques. Em um deles, o próprio Otacílio aproveitou vacilo de Vampeta e só não marcou o segundo gol porque se precipitou na hora do chute, errando o alvo. Momentos depois, em cobrança de escanteio, Felipe salvou, em chute de Chicão.

No momento em que Nelsinho Baptista acabara de trocar um volante por outro (Carlos Alberto por Bruno Octavio), um contra-ataque puxado com maestria pelo garoto Dentinho fez explodir o Pacaembu. Em velocidade, o jogador avançou pela esquerda e cruzou. Finazzi dominou, passou pelo marcador e, com categoria, virou o placar.

O técnico Alexandre Gallo ainda tentou reverter o resultado sacando Ruy e Edson para a entrada de dois atacantes, Jean Carlos e Thiago Gentil.

As mudanças não surtiram o efeito esperado e quem deixou o Pacaembu feliz neste domingo foi a Fiel Torcida, mais confiante do que nunca na permanência da equipe na elite nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE