Depois de dizer que o Corinthians decidiria o Campeonato Brasileiro, por enfrentar postulantes ao título da competição nas rodadas finais do nacional, Ronaldo tratou de resolver a partida deste domingo para o clube de Parque São Jorge. Com gol do Fenômeno, o Timão derrotou o Santo André pelo placar de 2 a 0, no Pacaembu, e afundou a equipe de Marcelinho Carioca na tabela de classificação.
Sem nenhum objetivo para esta reta final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians alcançou os 49 pontos e subiu à oitava colocação na tabela. Em contrapartida, o Santo André segue estacionado com 35 tentos e terminará a rodada na 18ª posição, em plena zona de rebaixamento. Agora, o Ramalhão não depende apenas dos seus resultados para evitar a queda à Série B.
Após a 10ª vitória dentro do Paulo Machado de Carvalho neste Brasileirão, o Corinthians voltará a campo no próximo domingo para melhorar o retrospecto longe de São Paulo, onde venceu três vezes, empatou oito e perdeu seis confrontos. A equipe de Mano Menezes terá pela frente o Avaí, às 16 horas, horário de Brasília, no estádio da Ressacada.
Por outro lado, o Santo André tentará a reabilitação no Brasileirão contra o Goiás, também no próximo domingo, às 18h30, no Serra Dourada. Em 17 confrontos fora de casa na competição, a equipe do ABC paulista acabou derrotada em 11 oportunidades, vencendo apenas três vezes.
O jogo – Procurando encerrar o Brasileirão na melhor colocação possível, o Corinthians começou melhor a partida e pressionou o Santo André. Apostando nos deslocamentos de Matias Defederico, responsável pela armação ofensiva do time, o Timão chegou com perigo logo aos dois minutos de jogo. O lateral Balbuena recebeu do argentino e, com liberdade, arriscou de fora da área, carimbando o travessão de Neneca.
A equipe de Mano Menezes tentava furar o bloqueio defensivo apostando nas jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo. E, a partir de outra jogada por este setor, o Corinthians quase abriu o placar. Aos 10, Defederico puxou contra-ataque com velocidade e cruzou rasteiro para Jorge Henrique. O camisa 23 deu o carrinho, mas não alcançou a bola para fazer o gol.
A movimentação do ataque corintiano confundia a marcação do Ramalhão. Com 23 minutos, Jorge Henrique trocou de função e deu um belíssimo passe para Edno. À frente de Neneca, o meia-atacante tocou de pé esquerdo, mas a bola saiu à direita da meta visitante. Enquanto o alvinegro seguia criando oportunidades, o Santo André mantinha a postura defensiva e pouco acionava Nunes.
Os espaços dados pela defesa do Santo André foram fatais quando Ronaldo dominou livre, perto da meia-lua da grande área. Aos 36 minutos, o Fenômeno pedalou à frente do veterano Fernando e, com uma bomba de perna esquerda, acertou o ângulo direito de Neneca, abrindo o placar para o Corinthians.
Os donos da casa seguiram melhores dentro de campo, mas erraram muitos passes à frente da retaguarda do Santo André. Em contrapartida, o Ramalhão criou sua grande oportunidade aos 43 minutos, quando Jucilei dividiu com Júnior Dutra, dentro da pequena área, e salvou o Corinthians de levar o empate.
O Corinthians retornou dos vestiários com o mesmo ritmo forte e por pouco não aumentou aos três minutos. Defederico recebeu dentro da área, puxou para a perna esquerda e buscou o ângulo de Neneca. A boca desviou em Cesinha e passou rente ao travessão. Logo em seguida, o argentino tocou de cabeça para Jorge Henrique, que chutou pela rede do lado de fora.
O ritmo da partida caiu durante o segundo tempo e Mano Menezes promoveu a entrada de Dentinho para aumentar o ímpeto ofensivo dos mandantes. Por outro lado, o Santo André tentava surpreender o Corinthians apenas nas jogadas aéreas, principalmente nos levantamentos de Marcelinho Carioca.
Pouco ameaçado, o alvinegro decidiu a partida aos 31 minutos. Após lançamento longo, Ronaldo dominou e tocou para Dentinho. O camisa 31 do Corinthians ganhou na dividida do zagueiro e, à frente da meta visitante, tocou no contrapé de Neneca, decretando o 2 a 0.