Os jogadores do Corinthians deram na noite deste sábado a resposta à confiança demonstrada em Tite, que ficou perto de ser demitido na última quinta, mas teve a permanência decretada graças ao pedido dos atletas. Em Itu (SP), a equipe alvinegra bateu o Criciúma por 1 a 0 pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro e amenizou a crise, além de colocar fim ao jejum de jogos sem vitórias e sem marcar gols.
No duelo, o único gol saiu de Alexandre Pato em bola parada – sendo assim, a equipe mantém o tabu de não marcar gols com a bola rolando. Além de ser importante para aliviar a situação ruim no torneio, o triunfo também dá fôlego para o Corinthians visitar o Grêmio na quarta-feira, em "decisão" pelas quartas da Copa do Brasil.
As duas equipes só voltam ao campo pelo Brasileiro no próximo fim de semana: o time paulista tem o clássico contra o Santos em Araraquara no domingo, às 16h de (Brasília), enquanto o Criciúma encara o líder Cruzeiro fora no sábado, às 18h30.
Os primeiros minutos do duelo em Itu mostraram ao torcedor alvinegro um Corinthians que há tempos não se via: pressão contra o adversário e boas chances criadas. Com passagens dos laterais e chegadas de meio-campistas ao ataque, a equipe paulista encurralou os visitantes no campo de defesa e teve grandes oportunidades nos primeiros minutos 15 minutos, com finalizações de Douglas, Edenílson e Ralf.
A postura inicial dos donos da casa, que criaram mais nos minutos iniciais do que em jogos inteiros recentes do time, assustou os catarinenses, mas o Criciúma passou a equilibrar o jogo aos poucos. Aos 22min, o time alvinegro perdeu Cássio, com lesão na coxa direita – Walter entrou no lugar. Menos sonolento e com mais intensidade, o Corinthians continuou melhor até o intervalo – na melhor chance, Douglas recebeu na cara do gol após boa jogada de Guilherme, mas chutou por cima.
Com Renato Augusto finalmente de volta ao time após dois meses, a equipe paulista voltou para a segunda etapa menos incisiva, esbarrando na marcação adversária. Aos 13min, o jejum corintiano de quatro jogos sem balançar as redes finalmente acabou: Douglas cobrou escanteio e Alexandre Pato, de cabeça, fez. O jejum de gols com a bola rolando, contudo, continuou.
O gol do atacante esfriou o jogo, já que o Corinthians diminui o ímpeto e o Criciúma esbarrava na falta de qualidade para tentar buscar a igualdade. Os catarinenses, entretanto, se aproveitaram do espaço dado pelo adversário e quase empataram aos 37min, quando Lins cabeceou sozinho, mas viu a bola ir para fora. No fim, os visitantes pressionaram e tiveram chances de empatar, mas o Corinthians conseguiu segurar o resultado.