O Corinthians conquistou nesta quarta-feira mais uma vitória de virada no Campeonato Brasileiro e se distanciou com segurança da zona de rebaixamento. Em jogo que havia sido adiado pela sétima rodada em função da realização dos Jogos Pan-americanos, o Timão derrotou o vice-líder Botafogo por 3 a 2, no estádio do Maracanã.
O jovem corintiano Nilton anotou, contra, o primeiro gol do Botafogo no início do jogo. No entanto, o time paulista empatou pouco depois, com Arce. Nos primeiros minutos da etapa complementar, Nilton decretou a virada do Timão, e Finazzi ampliou a vantagem. Dodô ainda diminuiu de pênalti para o Fogão, mas a reação dos donos da casa não foi além.
Com a vitória, o Corinthians deu seqüência à reação no Brasileirão, já que na rodada passada havia derrotado o Grêmio. O resultado leva o Timão aos 23 pontos, na 12ª posição. Já o Botafogo segue na vice-liderança, com 33, sete atrás do São Paulo. O Corinthians volta a campo no domingo para encarar o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi. Já o Fogão tem compromisso no mesmo dia diante do Internacional, no Maracanã.
O técnico Paulo César Carpegiani desistiu de improvisar Edson na esquerda e manteve o lateral-direito em sua posição de origem. Kadu iniciou o jogo ocupando o setor defensivo na esquerda, enquanto Gustavo Nery tinha mais liberdade para atacar. Mas tudo o que o treinador planejava ruiu logo aos dois minutos de bola rolando. Lúcio Flávio cobrou falta para a área, o jovem Nilton tentou cortar de cabeça e mandou contra as próprias redes. A bola ainda desviou no meio do caminho antes de entrar no gol de Felipe.
O jogo começou em um ritmo rápido e a vantagem do Botafogo não durou muito tempo. Aos nove minutos, depois de cobrança de falta, Bruno Octávio recuperou a bola perto da linha de fundo e mandou para o meio da área, onde apareceu Arce para completar de cabeça para as redes. Instantes depois, Juninho cobrou falta com força e exigiu boa defesa de Felipe, que quase se complicou.
O Botafogo mostrou mais volume de jogo, mas o Corinthians tentava responder em contragolpes. Vampeta fez bom lançamento para Finazzi, que, na entrada da área, dominou no peito e bateu rasteiro. Marcos Leandro segurou com firmeza. Na resposta dos donos da casa, Jorge Henrique arriscou a batida e viu Felipe segurar. Logo depois, o mesmo Jorge Henrique alçou bola na área para Dodô, que cabeceou para fora.
Em nova tentativa do Botafogo, Dodô recebe na área e tenta o drible em Fábio Ferreira, que consegue afastar o perigo e salva o Timão. O time local seguiu mais perigoso na frente, e Dodô desperdiçou nova oportunidade, finalizando para fora ao receber na esquerda.
Instantes depois, Alessandro ajeitou de calcanhar para Jorge Henrique, que bateu perto da meta de Felipe. Na última tentativa do Corinthians, Willian avançou pela direita e mandou para a área. Marcos Leandro segurou antes da conclusão de Gustavo Nery.
No intervalo, o técnico Cuca sacou Alessandro para a entrada de Adriano Felício. Já o técnico Paulo César Carpegiani não mudou jogadores, mas reorganizou o sistema defensivo. Kadu deixou a lateral esquerda e passou a forma a dupla de zaga com Fábio Ferreira. Nilton, por sua vez, foi devolvido à sua posição de origem, no meio-campo. Já Gustavo Nery passou a jogar na lateral esquerda.
As mudanças do Corinthians surtiram efeito rapidamente. Aos oito minutos, o volante Nilton fez ótima jogada individual e arriscou de longe para virar o placar. Três minutos depois, em jogada confusa na área da área, Fábio Ferreira ajeitou de cabeça para Gustavo Nery, que furou a finalização. Mas Finazzi apareceu atrás do lateral para completar de cabeça para as redes.
Depois de ampliar a vantagem, Carpegiani fechou o Timão colocando Rosinei e Ricardinho nas vagas de Arce e Nilton, respectivamente. O Botafogo continuou pressionando, mas o Corinthians mostrou perigo nos contragolpes. Em falha da defesa local, Finazzi carimbou o travessão de Marcos Leandro.
No entanto, o Botafogo conseguiu diminuir a diferença e aumentar suas esperanças de reação. O árbitro Clever Assunção Gonçalves anotou pênalti de Kadu sobre Dodô e expulsou o zagueiro dos visitantes. O próprio Dodô fez a cobrança e anotou o segundo do Botafogo.