Após quatro rodadas seguidas no G-4, o Corinthians deixou a zona de classificação à semifinal ao perder para o Santos na última rodada. Agora, com apenas mais dois jogos pela frente, a equipe alvinegra (desta vez vestindo roxo) recebe o Marília neste domingo para tentar repetir as reações que teve nas derrotas anteriores no Campeonato Paulista.
Na estréia da camisa roxa, o time de Mano Menezes briga para, pela terceira vez na competição, vencer o duelo seguinte a um revés. Nas outras duas derrotas deste ano, o Corinthians conquistou bons triunfos na seqüência.
Depois de cair diante do São Caetano (3 a 1), na segunda rodada, a equipe do Parque São Jorge recebeu o Paulista e triunfou por 2 a 0. Nove partidas depois, o Corinthians sucumbiu no clássico com o Palmeiras e amargou revés por 1 a 0. Logo em seguida, também no Morumbi, superou o então líder Guaratinguetá por 2 a 0.
Atualmente com 30 pontos, a equipe alvinegra chegou à penúltima rodada em quinto lugar. Na visão de Mano Menezes, as três primeiras vagas serão de Palmeiras (já confirmado), Guaratinguetá e São Paulo. E o Corinthians disputará com Santos e Ponte Preta o último posto no G-4.
“Duas vitórias nas duas partidas que ainda temos são fundamentais. Se a equipe conseguir isso tem tudo para se firmar no G-4 e se classificar”, opinou Dentinho, artilheiro alvinegro na temporada com nove gols e confirmado para o jogo após ficar dois dias tratando o tornozelo direito.
Confirmada também está a estréia do terceiro uniforme. Alvo de opiniões distintas, a camisa roxa, ao mesmo tempo em que registrou boas vendas nos primeiros dias, gerou um protesto de torcedores. O muro do Parque São Jorge, pintado de roxo pela diretoria, foi pichado por manifestantes que cobram a exclusiva utilização do preto e branco.
Entre os jogadores, o discurso é de apoio à novidade. “A cor da camisa não faz diferença, o mais importante é o símbolo. Esperamos estrear a camisa com vitória”, disse Fábio Ferreira, que sentiu na pele insatisfação até maior por parte dos torcedores.
O zagueiro foi um dos mais hostilizados após o rebaixamento no Brasileiro. Depois de estrear nesta temporada no segundo tempo da vitória sobre o Fortaleza, em Ceará, Fábio Ferreira volta a encontrar os corintianos neste domingo, quando herdará a vaga do suspenso Chicão.
Outra novidade na formação treinada por Mano é Bóvio. O volante ocupará a vaga de Perdigão, que na última quarta-feira teve atuação desastrosa diante do Santos e ficará no banco de reservas. O restante do time, se não houver nenhuma surpresa do comandante gaúcho, será o mesmo da rodada passada.
Mais aliviado após vitórias nas últimas duas rodadas, o Marília deverá ter apenas uma mudança em sua escalação. Rafael Fefo, emprestado pelo Corinthians, desfalca a equipe devido a uma cláusula no contrato que o proíbe de enfrentar seu time de origem. Assim, João Marcos, que volta de suspensão, deve ocupar sua vaga.