O Corinthians tem a chance de recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira. Para isso, conta com uma vitória no jogo contra o Botafogo, às 22 horas (de Brasília), no Pacaembu. A equipe comandada por Adilson Batista não admite mais perder pontos em casa para seguir na disputa pelo título nacional.
"Os nossos dois próximos jogos serão no Pacaembu, contra Botafogo e Ceará, e temos a obrigação de vencer. Não podemos deixar o Fluminense se distanciar", alertou o atacante Jorge Henrique, que conta com o bom retrospecto corintiano como mandante. O time perdeu apenas uma vez no Pacaembu até então, para o Grêmio.
Fora de casa, no entanto, o Corinthians voltou a tropeçar no final de semana. A derrota por 3 a 2 para o Internacional veio no último lance da partida e deixou a equipe paulista com 47 pontos ganhos – um atrás do Fluminense, que tem um jogo a mais. O Tricolor carioca vai enfrentar o Avaí nesta quarta-feira, também como mandante.
O Botafogo, por sua vez, pode ser um aliado do rival Fluminense na briga pelo título, se vencer o Corinthians. O time de Joel Santana soma 40 pontos e pretende encostar novamente na zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Na rodada passada, o Glorioso batia o Atlético-PR até os acréscimos do segundo tempo, quando permitiu o empate por 1 a 1.
"Precisamos de mais rigidez e concentração. O Botafogo perdeu pontos muito importantes dentro de casa, que estão fazendo a diferença neste momento da competição. Poderíamos estar em uma situação melhor. Mas também não adianta ficar lamentando pelo que aconteceu. Precisamos buscar a vitória contra o Corinthians", pregou Joel.
Como também sofreu uma derrota no final da partida contra o Inter, o Corinthians recebeu o mesmo tipo de cobrança de seu comandante. "O Adilson sempre diz que devemos redobrar a atenção nos primeiros e nos últimos do jogo. Vamos assistir ao vídeo dessa partida para corrigir os nossos erros", disse Jorge Henrique, ex-botafoguense.
Do outro lado, o Botafogo espera tirar proveito justamente do ímpeto do Corinthians no Pacaembu. "Eles precisam tomar a iniciativa do confronto, pois jogam em casa, com o apoio da torcida, e pressionados para recuperar a liderança. O Botafogo deve saber lidar com essa situação, sem deixar de lado o seu estilo, sempre ofensivo", analisou o volante Leandro Guerreiro.
As duas equipes têm desfalques. O Corinthians não contará com o zagueiro Paulo André, expulso diante do Internacional. Leandro Castán e Thiago Heleno disputam a vaga aberta ao lado do capitão William. O volante Ralf, recuperando-se de lesão no tornozelo esquerdo, segue como duvida. Já Ronaldo, Dentinho e Chicão ainda estão vetados.
Pelo Botafogo, Joel Santana não terá os atacantes Jobson e Edno, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-PR. Herrera e Loco Abreu, que voltam de suspensão, formarão a dupla de ataque. Os zagueiros Danny Morais, que cumpriu suspensão diante do Furacão, e Antônio Carlos, impedido de enfrentar os atleticanos por questões contratuais, estão liberados para jogar.