Sem nenhuma de suas principais estrelas em campo e recheado de rostos novos e desconhecidos de grande parte da Fiel Torcida, o Corinthians, campeão antecipado da Série B, dará adeus à Segunda Divisão nacional neste sábado, às 16h20, diante do América-RN, no Machadão.
O jogo servirá para o técnico Mano Menezes observar atletas que foram pouco ou nada aproveitados durante a temporada de 2008, casos do goleiro Rafael e do volante Almeida, e ter uma última impressão daqueles que sonham em permanecer no grupo alvinegro para o próximo ano, como o lateral-direito Denis e o atacante Bebeto.
Mesmo sem os principais jogadores, o treinador está confiante em ver um bom desempenho da equipe. Por isso, avisou que não irá admitir relaxamento pelo fato de o jogo não mudar nada para o time em termos de classificação.
“Eu vejo o profissionalismo com definições muito claras. Você sempre tem que dar o melhor a cada jogo. Os atletas estão motivados, alguns pela primeira chance, e estou até preocupado em frear um pouco isso. Quero posicionar taticamente bem e organizar o time para compensar a falta de entrosamento, pois temos bastante qualidade nesses jogadores que estarão entrando em campo”, opinou.
Mano quer que a equipe mantenha a seriedade até por respeito aos times que lutam com o América-RN pela sobrevivência na Segunda Divisão, casos de Marília e Fortaleza. “O jogo para o nosso adversário é muito importante em termos de permanência. Será muito disputado e não podemos, sob pena de sermos atropelados, entrar sem espírito nesse jogo”, alertou.
Pelo menos no discurso, os jogadores incumbidos de deixar uma última boa impressão da equipe campeã mostraram sintonia com o pensamento de Mano Menezes. “Apesar de ser o último jogo, será muito bom. Eles têm que vencer. Nossa equipe está focada e vamos lá para ganhar os três pontos e terminar bem a temporada”, prometeu o zagueiro Diego, fã dos titulares William e Chicão.
Contratado para brigar por um lugar no ataque com Herrera e Dentinho após um bom início de ano pelo Noroeste, Otacílio Neto terá sua primeira chance como titular. E espera encerrar o ano comemorando encerrando o jejum de gols que carrega desde que chegou ao Parque São Jorge.
“Será minha estréia como titular. Espero fazer um bom jogo para continuar no Paulistão e ter um bom ano. A gente sabe das dificuldades que vai encontrar lá. Um time desesperado e precisando da vitória. Temos que ser inteligentes. Não podemos nos atirar para cima deles. Temos que esperar a hora certa para buscar os contra-ataques”, concluiu.
Pelos lados do América, o técnico Ruy Scarpino celebrou o retorno de duas importantes peças para o confronto contra os reservas dos campeões da Série B: o volante Júlio Terceiro e o meia Souza, ambos livres de suspensão.
“Estou pronto para ir para o pau”, sentenciou Souza, que defendeu as cores do Corinthians nos anos 90 e é uma das principais armas do Diabo para o jogo que pode definir a permanência americana na Segunda Divisão.
Atração à parte: A arbitragem da partida deste sábado será uma atração à parte, já que ficará a cargo do gaúcho Carlos Eugênio Simon, afastado da rodada da elite pela CBF por causa de um suposto erro na não marcação de um pênalti a favor do Flamengo no jogo contra o Cruzeiro.
A indicação de Simon causou preocupação aos donos da casa, mas o apitador gaúcho tratou de tranqüilizar diretoria e torcida do América. “Estou tranqüilo, motivado, alegre e vou de peito aberto para Natal para fazer uma grande arbitragem nessa partida decisiva”, prometeu.
Ficha Técnica
América-RN X Corinthians
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Data: 29 de novembro de 2008 (sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Griselildo de Souza Dantas (PB)
América-RN: Fabiano; Maizena, Robson, Golçalves e Vandinho; Júlio Terceiro, Luís Maranhão, Saulo e Souza; Cascata e Max
Técnico: Ruy Scarpino
Corinthians: Rafael; Denis, William Alves, Diego e Almeida; Nilton, Perdigão, Diogo e Eduardo Ramos; Otacílio Neto e Bebeto
Técnico: Mano Menezes