Jogar como mandante não tem sido bom para o Corinthians, que perdeu para o Figueirense, empatou com o Atlético-PR e desperdiçou a oportunidade de ficar na primeira colocação doCampeonato Brasileiro. A equipe espera que a ida à Ilha do Retiro para visitar o Sport, às 16h (de Brasília) de domingo, faça-lhe recuperar o caminho das vitórias.
Mano Menezes vê claras dificuldades na criação das jogadas, especialmente diante de uma defesa postada cautelosamente. O treinador entende que atuar como visitante facilita a vida de seus comandados, que podem usar a arma com a qual os adversários lhe incomodam em São Paulo: posicionar-se para uma transição rápida para os contra-ataques.
“Estar em casa coloca aquela pressão natural de se vencer. Se não vai acontecendo o resultado, a torcida fica um pouco impaciente. Fora de casa, a gente segura, aproveita essa vontade do adversário de atacar e explora os contragolpes. Por isso, existe uma facilidade maior”, afirmou o meio-campista Petros, um dos responsáveis por compor a marcação e puxar os lances de velocidade.
Justamente pela proposta do jogo no Recife, Renato Augusto perdeu sua posição entre os titulares e ficará sentado no banco de reservas. Mano resolveu fixar o time alvinegro no 4-4-2, com a volta do atacante Romarinho, e, na escolha dos meias responsáveis por levar a bola aos homens de frente, resolveu deixar o participativo Petros ao lado de Jadson.
Nono colocado no início da rodada, com nove pontos – quatro a menos do que o líder –, o Corinthians enfrentará um time que vem de derrota para o Cruzeiro e está logo atrás, com sete pontos e um jogo a menos. Apesar do revés por 2 a 0 no Mineirão, o desempenho foi valorizado pelo técnico Eduardo Baptista e por seus atletas, que creem em um placar melhor em Pernambuco. A escalação será a mesma.
“Fizemos um grande primeiro tempo. Se repetirmos a atuação, vamos conseguir um bom resultado contra o Corinthians. Estamos crescendo”, afirmou o lateral direito Patric, antes de pedir o apoio dos torcedores. “Esperamos ter a Ilha do Retiro lotada, porque vai ser um jogo difícil. A torcida será fundamental para que a gente possa sair com a vitória.”