Na matemática de Mano Menezes, o Corinthians precisa de 34 pontos para garantir uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista. Atualmente a sete pontos de seu objetivo, a equipe recebe o Rio Claro às 16h deste domingo, no Morumbi, ciente da obrigação de vencer para não complicar suas contas
O caminho para a próxima fase estaria mais curto se a equipe não tivesse cedido empate por 2 a 2 ao Juventus na última rodada, em casa. Bastaria fazer sua lição de casa contra Rio Claro e Marília, no dia 30, para avançar. Mas como o dever não foi cumprido, o Corinthians agora faz novo cálculo. E o triunfo neste domingo é fundamental.
“Temos quatro jogos para atingir nosso objetivo. Sempre que possível, claro que é melhor conseguir a vaga antes da última rodada, pois você pode administrar algumas questões. No entanto, no futebol não é possível escolher resultados”, ponderou Mano.
Devido ao vacilo contra o Juventus, o time alvinegro precisará computar ao menos um ponto nas duas partidas que lhe restam como visitante: na próxima quarta faz o clássico com o Santos, na Vila Belmiro, e na última rodada visita o Noroeste em Bauru.
“Demos uma tropeçada e não produzimos bem, faz parte da campanha. Agora precisamos fazer um jogo melhor e nos aproximarmos da pontuação necessária para atingir a classificação”, comentou o treinador.
O Corinthians chegou para a 16ª rodada na quarta colocação com 27 pontos, mas se perder pode terminar o fim de semana até em sétimo lugar, dependendo dos resultados de seus concorrentes. Por isso, a torcida alvinegra pode esperar uma equipe precavida neste domingo.
“Não digo que vamos esperá-los para jogar no contra-ataque, mas é preciso ter um pouco de calma. Eles vão querer vencer o tempo todo, até porque estão na zona de desconforto, então vamos jogar no erro deles”, opinou Héverton, referindo-se ao fato de o Rio Claro ser o atual lanterna do Estadual.
Como de costume, Mano Menezes não adiantou a escalação do Corinthians ou o esquema que será usado. A tendência é que ele aposte no 3-5-2, com Carlão formando trio com William e Chicão. Na frente, a principal dúvida está entre Herrera e Acosta.
No Rio Claro, Edu Marangon conta com o retorno de três titulares: o zagueiro Douglão, o volante Peruíbe e o atacante Mirandinha cumpriram suspensão na última rodada, na derrota para o Mirassol por 3 a 1.
Corinthians
Felipe; Chicão, William e Carlão; Carlos Alberto, Fabinho, Perdigão, Héverton e André Santos; Dentinho e Herrera (Acosta)
Técnico: Mano Menezes
Rio Claro
Gilson; Dão, Toninho e Douglão; Eric, Douglas Peruíbe, Cléber Gaúcho, Cacique e João Paulo; Luciano e Mirandinha
Técnico: Edu Marangon
Data: 23/03/2008 (domingo)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: João Nobre Chaves (SP) e Luiz Quirino da Costa (SP)