O Figueirense não ligou para o clima de festa do Corinthians, que estreou neste domingo sua nova Arena, que vai receber a abertura da Copa do Mundo. A equipe catarinense não só marcou o primeiro gol oficial do estádio, como segurou o triunfo por 1 a 0.
Coube a Giovanni Augusto, camisa 10 do time de Florianópolis, marcar o tento histórico. Foi também o primeiro gol do Figueirense, que venceu seu primeiro jogo e marcou seus primeiros pontos no Campeonato Brasileiro.
Se por um lado, o Figueira venceu a primeira, o Timão perdeu seu primeiro jogo na competição e deu adeus à invencibilidade. Na próxima rodada, o Corinthians encara o Atlético-PR no Estádio do Canindé. Já o Figueirense encara o Palmeiras na Fonte Luminosa, em Araraquara.
O jogo – O Corinthians começou melhor a partida, cercando a área do Figueirense e trocando passes, ficando com a bola a maior parte do tempo.
No entanto, esta pressão não era nada funcional, pois o Corinthians não conseguia criar boas chances de gol.
A primeira boa chance foi do Figueirense. Leandro Santos fez boa jogada pela direita e cruzou fechado. A bola passou por todo mundo e Ricardo Bueno cabeceou para fora, já no limite da linha de fundo.
O ritmo da partida seguiu parecido, com o Figueirense equilibrando, aos poucos as ações. Assim, o zero continuou no placar até o apito do árbitro que encerrou a primeira etapa.
Arte GE.Net
Em 10 minutos de segundo tempo, mais emoção que em todos os 45 minutos iniciais e o placar, enfim, foi alterado.
E o Figueirense precisou só de dois minutos para isso. Guilherme Lazaroni dominou dentro da área e rolou para trás. Giovanni Augusto dominou e bateu cruzado para inaugurar oficialmente as redes da Arena Corinthians.
Aos cinco minutos, novo susto para os corintianos. Giovanni Augusto cruzou rasteiro e Everton Santos completou de carrinho para o gol. Os jogadores do Figueira já comemoravam quando o árbitro marcou impedimento.
A partir de então, o Corinthians dominou totalmente a partida. Com o adversário satisfeito com o resultado e retraído no campo de defesa, os anfitriões foram para cima e começaram a criar – e desperdiçar – sucessivas chances de gol.
Romarinho, Jadson, Guerrero e Guilherme pararam em Tiago Volpi, que fez grandes defesas e evitou o empate e até mesmo a virada do Timão, em casa.
O ritmo do time da casa foi diminuindo, aos poucos, apesar das substituições de Mano Menezes. O Figueirense se segurou como pôde, atrasando o jogo e apostando nos chutões para evitar o risco na defesa.
Assim, os visitantes garantiram o primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro, logo fora de casa e em um dia de festa do rival.