PUBLICIDADE

Corinthians joga pro gasto e vence Juventude na estréia do Brasileirão

PUBLICIDADE

Com um gol solitário do artilheiro Finazzi e pouco menos de seis mil pessoas no estádio, o Corinthians estreou no Campeonato Brasileiro vencendo o Juventude por 1 a 0 neste domingo, em jogo realizado no Morumbi.
O resultado dá ao Timão a vantagem histórica sobre o rival – agora, são dez vitórias alvinegras, três empates e nove derrotas. Na próxima rodada, os paulistas vão a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, enquanto o time de Caxias do Sul recebe a visita do Paraná Clube.

O técnico Paulo César Carpegiani não pôde contar com o volante Magrão, contundido. Já Ivo Wortmann foi ao Morumbi com 14 desfalques (nove reforços que não tiveram a documentação liberada pela CBF, mais outros quatro lesionados e um suspenso preventivamente por suspeita de doping).

A partida começou com o Corinthians partindo para cima e tentando sufocar os gaúchos, que, no entanto, foram os primeiros a chegar com perigo ao gol adversário. Aos oito minutos, o lateral Carlos Michel soltou a bomba da intermediária e tirou tinta da trave esquerda de Felipe.

O Juventude, então, passou a ter mais posse de bola no meio-campo, mas o jogo era fraco tecnicamente e as duas equipes tinham muita dificuldade em armar as jogadas de ataque. Os principais lances do Timão aconteciam em cruzamentos originados de cobranças de falta.

Aos 22 minutos, finalmente, o Corinthians chegou com a bola trabalhada. Everton Santos recebeu na entrada da área e rolou para Edson, que bateu forte por cima da meta de Michel Alves. No minuto seguinte, Rosinei fez grande jogada pela direita, foi à linha de fundo e tocou para Willian chutar. A bola desviou na zaga e saiu.

A essa altura, os paulistas já dominavam o jogo e os gaúchos só apareceram no ataque novamente aos 30, quando Radamés quase surpreendeu Felipe em cobrança de falta de longa distância. A resposta alvinegra veio dois minutos depois, em grande estilo. Everton fez ótima finta pela direita e cruzou para Finazzi empurrar para as redes.

Como o rival não conseguia trocar passes, o Timão atuava com tranqüilidade. No entanto, o desentrosamento da equipe era nítido e a zaga do Juventude acabava levando a melhor. Assim, o primeiro tempo terminou com vantagem mínima para os corintianos.

O Corinthians voltou empolgado para a segunda etapa e chegou com perigo logo aos dois minutos. Rosinei ficou com uma sobra de bola de frente para o gol, mas finalizou muito mal e desperdiçou grande chance de ampliar.

Os gaúchos foram se soltando aos poucos e apareciam no ataque por meio de cruzamentos na área, sobretudo com o lateral Carlos Michel. Nada que assustasse muito o goleiro Felipe, mas o suficiente para esfriar o ânimo do Timão, que não conseguia mostrar um bom futebol.

Aos 16 minutos, Ivo Wortmann sacou o meia William e mandou Gabriel a campo. Dois minutos depois, o Corinthians conseguiu colocar o goleiro rival para trabalhar. Willian puxou o contra-ataque e abriu para Everton, que chutou firme para a boa defesa de Michel Alves.

O Juventude respondeu aos 20, em grande jogada de Da Silva pelo lado esquerdo da área. O chute saiu cruzado, muito próximo ao gol. Pouco depois, foi a vez de o corintiano Willian aparecer bem pela esquerda, mas o chute saiu muito ruim e a bola acabou saindo pela linha lateral.

Wortmann, então, decidiu dar mais força ao setor ofensivo colocando o meia Ivo no lugar do cansado Juliano. No Corinthians, troca de lateral: saiu Edson e entrou Eduardo Ratinho. O time de Caxias do Sul conseguiu equilibrar a partida e continuava insistindo nas bolas alçadas para a área.

A alteração de Carpegiani mostrou resultado aos 25 minutos, quando o lateral desceu em velocidade pela direita e fez um bom cruzamento para Everton, que tocou de letra e Finazzi finalizou em cima do zagueiro. Três minutos depois, o cenário melhorou para os paulistas quando Carlos Michel deu um carrinho em Willian e foi expulso.

Mesmo com um homem a menos, o Juventude continuava mantendo a posse de bola no ataque e dava trabalho aos donos da casa. O Timão voltou a assustar o adversário aos 34, quando Finazzi completou de cabeça cobrança de falta da direita e a bola passou raspando o travessão.

Um minuto depois, Everton deixou o gramado contundido e foi substituído por Lulinha. Pouco depois, Marcelo Mattos arriscou de muito longe e Michel Alves fez a defesa em dois tempos. Ivo Wortmann, então, mexeu na equipe novamente, colocando o meia Paulo Ramos na vaga do volante Veiga.

O Corinthians teve outra ótima oportunidade de ampliar aos 37 minutos. Willian ganhou da marcação na direita e cruzou no primeiro pau para Lulinha, que acabou pegando mal na bola. O Timão já retomava o controle do jogo e, dois minutps depois, Finazzi fez o pivô para Rosinei, que invadiu a área e chutou por cima.

Na última grande chance de gol da partida, Finazzi fez o passe para Lulinha. O meia disparou com a bola dominada, sem marcação, mas o goleiro Michel Alves fez uma excelente defesa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...

Primavera confirma elenco para disputa do estadual

O Primavera Atlético Clube anunciou o plantel para a...

Encaminhado projeto de lei para incentivo ao esporte em Lucas do Rio Verde; R$ 1,9 milhão

A prefeitura encaminhou para a câmara municipal de vereadores,...
PUBLICIDADE