Ficou longe de uma atuação satisfatória, mas o Corinthians ao menos interrompeu sua sequência de derrotas. Superada em suas quatro partidas anteriores, a equipe do Parque São Jorge estreou o seu uniforme amarelo empatando por 1 a 1 com o Mogi Mirim, no interior de São Paulo.
Ainda lanterna do Grupo B do Campeonato Paulista, o time dirigido por Mano Menezes foi melhor do que vinha sendo, o que não quer dizer muito. Os visitantes saíram atrás em Mogi e só conseguiram o empate em um gol contra marcado por Mirita, que havia aberto o placar.
Após a construção do resultado no primeiro tempo, o Corinthians cresceu no segundo com a entrada de Danilo no lugar de Zé Paulo e teve várias oportunidades para virar. Romarinho chegou a acertar a trave, mas o fim de jejum de vitórias foi mais uma vez adiado.
A próxima oportunidade será no domingo, contra o arquirrival Palmeiras, no Pacaembu. Mano Menezes espera promover a estreia de Renato Augusto na temporada, torce para ter Jadson à disposição e sabe que não terá Emerson, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Mirita artilheiro
Por dez minutos, o Corinthians fez o que havia pedido Mano Menezes, usando a movimentação para frequentar os lados do campo e criar boas jogadas na frente. Romarinho quase marcou de letra após cruzamento rasteiro de Fagner, e Guilherme bateu uma falta com perigo.
Aí, acabou o domínio. Usando muito Serginho e Morato, que se alternavam nas duas pontas, o Mogi Mirim passou a frequentar o campo de ataque e a cruzar bolas perigosas. Uma delas, em falta da direita, criou perigo mais pelo bandeira – que ignorou quatro jogadores muito impedidos – do que por falha da defesa.
A defesa, no entanto, falharia não muito tempo depois. Após um período no qual os dois times se resumiram a chutões para aproveitar a velocidade de seus atacantes, um escanteio foi batido por Edson Ratinho da esquerda, aos 37 minutos. Gil errou o tempo da bola e deixou Mirita livre para cabecear na risca da pequena área: 1 a 0.
Com o Corinthians ainda grogue, Serginho ficou com sobra na área e só não marcou porque chutou em cima de Walter. Dois minutos depois, aos 42, o time preto e amarelo finalmente encaixou boa jogada pela esquerda, com Cachito e Romarinho. Uendel recebeu na área e bateu forte, rasteiro. O artilheiro Mirita marcou contra.
Ainda houve tempo para uma chance clara para cada lado. Leonardo, livre no segundo pau após batida de falta, tocou de pé direito muito perto do poste direito de Walter. Romarinho, do outro lado, teve chute desviado e viu o goleiro Reynaldo mostrar bom reflexo para evitar o gol de pé esquerdo.
Melhora com Danilo
No intervalo, Danilo substituiu Zé Paulo, que não fazia boa partida. O Corinthians ganhou bastante qualidade com a entrada do experiente meia, que entrou muito bem. Logo no primeiro minuto da etapa final, Guilherme teve boa chance e não conseguiu tirar a bola do goleiro Reynaldo no chute.
Emerson também criou problemas para o goleiro em uma finalização de fora da área, e a equipe de amarelo partiu para cima com a entrada de Guerrero no lugar de Ramírez, aos 17. Os visitantes tocavam a bola com facilidade e conseguiam chegar pelos lados, embora ficassem mais expostos ao contra-ataque.
Danilo teve boa chance de cabeça após cruzamento de Emerson e errou. Pouco depois, Danilo tramou jogada com Uendel, que cruzou da esquerda. Após um leve desvio na zaga, Romarinho se esticou e acertou o travessão. Depois, em contragolpe, o atacante encarou um zagueiro no Mano e bateu por cima.
O Corinthians pressionou e conseguiu a expulsão de Mirita, que matou contra-ataque aos 42 minutos com um carrinho voador por trás de Emerson. A equipe ainda teve um lance de perigo em cabeceio de Guerrero, mas deixou mesmo para o Derby a esperança de reencontrar a vitória.