Foi uma atuação digna do líder do Campeonato Brasileiro. Com gols dos atacantes Iarley e Jorge Henrique e do meia Elias, o Corinthians aproveitou a fragilidade do lanterna Grêmio-SP para vencer por 3 a 0 na fria noite deste sábado, no Pacaembu, e chegar à primeira colocação da tabela.
O Corinthians agora tem 44 pontos ganhos. Por enquanto com a mesma quantidade de jogos disputados, o concorrente Fluminense totaliza 41 e fará clássico com o Flamengo no domingo, no Engenhão. O Grêmio-SP segue como forte candidato ao rebaixamento, na última posição, com somente 17.
O próximo compromisso do Corinthians será contra o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro – no mesmo dia do aniversário de 34 anos do atacante Ronaldo, que tem chances de reforçar o time na ocasião. Já o Grêmio-SP voltará a Presidente Prudente para tentar se reabilitar contra o Palmeiras.
O jogo – A solução contra o frio intenso que fazia no Pacaembu era pular e gritar. Foi assim que a torcida do Corinthians preencheu as arquibancadas do estádio. O nadador corintiano Thiago Pereira apareceu no gramado antes da partida e aproveitou o clima festivo para vibrar como quem marca um gol.
O Corinthians foi recebido com ainda mais agitação. E também encontrou um remédio eficaz contra a friagem: correr. Com muita movimentação ofensiva nos primeiros minutos, a equipe dirigida por Adilson Batista logo esquentou o jogo. O Grêmio-SP, ao contrário, manteve-se passivamente gelado na defesa.
A primeira chance do gol foi criada pelo lateral direito Alessandro, que clareou e chutou por cima do gol aos cinco minutos. O Grêmio-SP só respondeu em jogadas de bola parada. O time de Presidente Prudente raramente incomodava a zaga reserva corintiana, formada por Paulo André e Leandro Castán.
Aos 21 minutos, o Corinthians abriu o placar. Elias aproveitou uma saída de bola errada de Rodrigo Mancha e fez assistência para Iarley. O atacante se desvencilhou da marcação e finalizou no canto, na saída do goleiro Giovanni. Os torcedores, então, esqueceram definitivamente a friagem com abraços nas arquibancadas.
Mas o Corinthians não soube aproveitar o bom momento. Para desespero de Adilson Batista, sempre nervoso à beira do campo, seu time passou a errar passes e lançamentos. Tanto que o articulador Bruno César se desculpou no intervalo: "Tenho a minha autocrítica e sei que não fui bem. Não é desculpa, mas estou gripado".
Os dois treinadores fizeram mudanças no intervalo. O Corinthians voltou a campo com Moacir no lugar de Alessandro, e Marcelo Rospide trocou Hugo por Willian José. O Grêmio Prudente até demonstrou certo ímpeto no começo do segundo tempo, porém sofreu outro gol em menos de três minutos.
A jogada saiu dos pés de Bruno César, que se recuperou rapidamente do seu mau primeiro tempo. O meia avançou à linha de fundo direita e cruzou para trás. Jorge Henrique, outro que precisava melhorar na partida, acertou um belo chute nas redes, sem chances de defesa para Giovanni.
O jogo ficou mais aberto, pois o Corinthians seguiu empolgado e o Grêmio-SP tinha que sair da defesa. O árbitro Sálvio Spínola anulou um gol de cada time antes dos 20 minutos, por impedimento. Os visitantes tentaram ganhar mais força de ataque com Willian José e Deyvid Sacconi nos lugares de Fabiano Gadelha e Hugo.
Não adiantou. Com Danilo na vaga de Iarley, que deixou o campo ovacionado, o Corinthians não permitiu que a equipe de Presidente Prudente reagisse. Ainda houve tempo para marcar mais um gol. Aos 38, Elias tabelou com Paulinho e bateu forte para fechar o marcador e a atuação de gala do líder do Brasileirão.