O Corinthians entrará em campo pela primeira vez na temporada. Às 16 horas (de Brasília) deste domingo, o time campeão brasileiro em 2011 testará as suas forças para 2012 em um amistoso contra o Flamengo, no Estádio do Café, em Londrina.
Apesar de já contar com cinco reforços em seu elenco (o goleiro Cássio, o zagueiro Felipe, o meia Vitor Júnior e os atacantes Gilsinho e Élton), o Corinthians colocará em campo a mesma base da equipe vitoriosa no ano anterior. "Vamos dar sequência", enfatizou Tite.
O técnico, no entanto, não estará no banco de reservas. Recuperando-se de cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal, Tite permaneceu em São Paulo para descansar. Seu substituto em Londrina será o auxiliar Cleber Xavier.
Antes mesmo de ser proibido pelos médicos de acompanhar o Corinthians no amistoso, Tite definiu a equipe titular com praticamente a mesma escalação da reta final do último Campeonato Brasileiro. A única dúvida ficou entre o atacante Willian e o meia Danilo, que disputam uma vaga ofensiva ao lado de Alex, Liedson e Emerson.
"Ainda não temos titulares absolutos. Todos têm condições de jogar, e o Tite já adiantou que usará vários jogadores ao longo do ano. Vamos tentar fazer o nosso melhor, com o Willian ou o Danilo", comentou o meia Alex.
Além de Tite, o Corinthians não terá o lateral direito reserva Weldinho contra o Flamengo. O jogador fraturou o nariz em treinamento da pré-temporada e acabou preservado pelo departamento médico.
Pelo Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve optar pela manutenção do esquema tático com quatro jogadores de contenção no meio-campo, o mesmo utilizado na vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, também no Estádio do Café, na última quinta-feira.
Luxemburgo trabalhou bastante tempo com Bottinelli ao lado de Renato Abreu, mas pretende deixar o argentino no banco de reservas. O meia entrou na etapa final diante do Londrina e marcou o gol da vitória, de falta.
"Sabemos da qualidade do Bottinelli. Ele realmente bate falta muito bem, mas veio de lesão e sente o ritmo. Foi assim com o Luiz Antonio. O primeiro jogo serviu exatamente para dar melhores condições a todos", disse Luxemburgo.
O comandante rubro-negro vê o amistoso contra o Corinthians como uma boa oportunidade de atrair a audiência das duas maiores torcidas do Brasil. "É válido enfrentar o Corinthians. Será bom para nós e para o torcedor, que poderá ver o campeão brasileiro contra um time que também vai disputar a Libertadores", afirmou.
Do lado corintiano, o clima festivo da jogo é deixado de lado. O atacante Emerson, por exemplo, já avisou que não quer cumprimentar Renato Abreu, com quem se desentendeu em duelo válido pelo último Brasileirão. "E o Tite já falou que não é amistoso. Vamos jogar com seriedade", prometeu o Sheik, que era flamenguista na infância.
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Alex; Willian (Danilo), Liedson e Emerson
Técnico: Cleber Xavier
FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wellinton, Alex Silva e Júnior César; Airton, Luiz Antonio, Willians e Renato Abreu; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo