Atual campeão brasileiro, o Corinthians estreou com derrota no Campeonato Paulista-2005, ao cair por 1 a 0 diante do Noroeste, na tarde desta quarta-feira, em Bauru. O time do Parque São Jorge teve um gol legítimo anulado ainda no primeiro tempo –uma bola chutada por Marcelo Mattos bateu no travessão e pingou dentro do gol.
Com pouco tempo de preparação para a estréia, o técnico Antônio Lopes apostou na base da equipe campeã nacional, mas não conseguiu superar a falta de ritmo de jogo do início de temporada.
O time que entrou em campo hoje foi praticamente o mesmo que jogou na última rodada do Campeonato Brasileiro-2005 –derrota por 3 a 2 para o Goiás, em Goiânia (GO), no dia 4 de dezembro.
Dos 11 jogadores que começaram a partida desta quarta, oito estiveram no último jogo do Nacional –Wendel, Coelho, Gustavo Nery, Marcelo Mattos, Rosinei, Carlos Alberto, Nilmar e o argentino Carlitos Tevez.
A principal mudança esteve no gol, já que Fábio Costa deixou o clube e se transferiu para o Santos. Para a estréia no Estadual, o Lopes confirmou Marcelo, que disputou alguns jogos no último Nacional como titular.
Recém chegado à Séria A do Campeonato Paulista, o Noroeste demonstrou empolgação no início da partida. Antes dos cinco primeiros minutos, o time da casa assustou com cruzamentos na área que dificultaram o trio de zagueiros corintianos, formado por Wescley, Betão e Wendel.
Melhor na partida e diante de um Corinthians bagunçado em campo, o Noroeste teve grande oportunidade aos 20min, quando marcou seu primeiro gol em chute de Rodrigo Tiuí, de dentro da área, que foi bem defendido pelo goleiro Marcelo.
Mesmo pior em campo, o Corinthians chegou a fazer um gol que foi erroneamente anulado pelo árbitro da partida, Paulo César de Oliveira. Aos 25min, Marcelo Mattos chutou forte de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou, mas o juiz não validou.
De tanto insistir, o time do interior conseguiu abrir o marcador. Aos 38min do primeiro tempo, Luciano Santos acertou belo chute de fora da área, sem chances para Marcelo: 1 a 0.
Em um primeiro tempo movimentado, o Corinthians ainda teve a chance do empatar a partida no último minuto, aos 48min, quando Coelho cobrou falta que foi bem defendida pelo goleiro Mauro.
“Quero ver se agora vão falar do erro de arbitragem contra o nosso time”, afirmou o zagueiro corintiano Betão à TV Globo, logo após o fim da primeira etapa.
Na segunda etapa, o técnico Antônio Lopes tirou o zagueiro Wescley para a entrada do atacante Rafael Moura, que fez sua estréia pelo time.
Mas os corintianos demonstravam falta de ritmo de jogo e pouco produziram. O clube do interior demonstrava um melhor preparo físico e se fechou bem na defesa.
Insatisfeito com sua equipe, Antônio Lopes voltou a fazer alterações. Rosinei e Coelho deixaram o time, para as entradas de Édson e Élton, respectivamente.
Mas as trocas não deram resultado e o panorama do jogo não mudou, com o time do Parque São Jorge sofrendo seu primeiro revés em 2006.
No final da partida, o Corinthians ainda teve o lateral Gustavo Nery expulso, após fazer falta violenta e receber seu segundo cartão amarelo.
O Corinthians volta a jogar pelo Campeonato Paulista no próximo domingo, quando enfrenta a Portuguesa Santista, em São Paulo. No mesmo dia, o Noroeste enfrenta o América, fora de casa.