O Corinthians entra em campo na noite deste sábado para tentar manter sua ascensão no Campeonato Brasileiro e esquecer o tropeço na estréia da Copa Sul-americana. Há três rodadas sem perder no Nacional, o Timão encara o Cruzeiro, às 17h10, no estádio do Pacaembu. Enquanto o time paulista tenta se aproximar da parte de cima da tabela, os mineiros querem diminuir a distância para o líder São Paulo.
A partida deste sábado é encarada como uma decisão no Corinthians. O volante Ricardinho, que atuou por quase dez anos pela equipe celeste, avisa que todos no Timão estão conscientes de que uma vitória será fundamental para as pretensões no campeonato.
“É importante somar pontos no início do segundo turno. Se vencermos, chegaremos aos 30 pontos e ficaremos com a possibilidade de encostar no pessoal da frente. Estamos com essa motivação e o pensamento é de decisão”, afirmou o volante, que disputará sua primeira partida contra a equipe que o revelou.
O Corinthians aparece na 12ª posição, com 27 pontos, e ninguém esconde no clube a intenção de chegar à área de classificação à Copa Libertadores da América. “É um jogo chave, de seis pontos. Precisamos vencer, mas não podemos entrar em desespero em busca do resultado”, explicou o técnico Paulo César Carpegiani.
Sem contar com Willian, que assinou contrato por cinco anos com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Carpegiani alterou o esquema tático da equipe. O comandante decidiu escalar três zagueiros e três atacantes na partida para a noite deste sábado. A linha de frente será formada por Wilson, Finazzi e Arce.
Já no sistema defensivo, a novidade é o retorno do zagueiro Betão, que atuará ao lado de Fábio Ferreira e Zelão. Ricardinho e Vampeta, que foram poupados na Sul-americana, retomam suas vagas no meio-campo, enquanto Bruno Octávio cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O recém-contratado meia Ailton ainda não ganhará uma chance entre os titulares.
Do lado do Cruzeiro, o pensamento é o de se aproximar da liderança do Brasileirão. O técnico Dorival Júnior fará mudanças em sua equipe para o duelo com o Corinthians. Sem contar com Wagner, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador deverá adiantar Thiago Heleno para o meio-campo.
Na defesa, Thiago ganhará uma vaga para atuar ao lado de Emerson. Outra mudança pode aparecer no ataque, já que Marcelo Moreno deverá ganhar o posto de Nenê. O Cruzeiro ocupa o segundo lugar no Nacional, com 35 pontos, seis a menos que o líder São Paulo.