quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Corinthians enfrenta o Coritiba e quer encostar no G4

PUBLICIDADE

Após um período de adaptação do time com as saídas de André Santos, Cristian e Douglas e as lesões de Ronaldo, William e Alessandro, o Corinthians se firmou a ponto de realizar uma das melhores campanhas do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Para o sonho da tríplice coroa em 2009 se tornar mais real, no entanto, é preciso bater o Coritiba às 20h50  desta quarta-feira e aproveitar uma rodada que teve vacilos dos líderes.

As derrotas de Palmeiras e Internacional, os dois primeiros colocados, geraram sorrisos no Parque São Jorge. Apesar de ter caído para o sétimo lugar, com 36 pontos, por não ter jogado no final de semana passado, o Timão pode terminar a 24ª rodada até na quinta posição, caso vença no Couto Pereira por pelo menos três gols de diferença – superaria o Goiás no saldo de gols. E o mais importante: ficaria a cinco pontos do líder da competição.

"O Corinthians sempre joga para ser campeão. Estava desacreditado pela distância, mas os primeiros colocados nesta rodada bobearam um pouco e cabe a nós encostar um pouco mais. Vencendo o Coritiba, a gente encosta nos primeiros colocados", projetou o zagueiro Paulo André, mais uma vez titular no posto que deveria ser de William, ainda vetado por contusão.

As contas alvinegras, no entanto, esbarram no bom aproveitamento do adversário na segunda metade do torneio. Se somar três pontos no Paraná, o atual campeão da Copa do Brasil chegará a 11 pontos no segundo turno, mantendo-se como o time de melhor campanha na metade final da competição. O Coritiba, por sua vez, ficará atrás apenas do Cruzeiro nessa tabela paralela caso triunfe em sua casa nesta quarta-feira.

"Vamos jogar em um lugar difícil contra um adversário muito qualificado, com um aproveitamento muito parecido com o nosso nos últimos jogos", enfatizou o técnico Mano Menezes, lembrando que a sua equipe já atingiu dez pontos nas quatro rodadas do segundo turno, contra sete dos comandados de Ney Franco. Se o Timão está invicto há cinco partidas, o Coxa vive fase de retomada com o novo treinador.

Os números dos curitibanos, porém, têm um trunfo a favor dos paulistas. Apesar da ascensão, os rivais seguem em 15º lugar, a dois pontos da zona de rebaixamento no ano de seu centenário. Pressão que os corintianos comemoram. "O Coritiba vai buscar a vitória a qualquer custo. Temos que saber controlar a ansiedade deles e fazer a torcida jogar contra. Quanto mais tempo segurarmos, mais a torcida vai vaiar. Aí é a hora de contra-atacar e fazer os gols", ensinou Paulo André.

Para isso, Mano deve armar um time marcador no meio-campo e rápido no ataque. Sem poder contar com Defederico, que ainda não foi inscrito na CBF, o técnico escala o meio-campo com Marcelo Mattos estreando em um trio de volantes com Jucilei e Elias, sendo que estes dois têm liberdade para atacar com mais freqüência para municiar Jorge Henrique, Souza e Dentinho.

Para coibir as investidas de Marcelinho Paraíba e evitar que a bola chegue em Ariel, a defesa terá Paulo André, Chicão e Balbuena, com Diego e Marcelo Oliveira disputando posição na lateral esquerda. "O Coritiba é um adversário difícil. Eles têm uma grande equipe, grandes jogadores, atuam em casa e também precisam do resultado. Mas o objetivo do Corinthians é o título. Os resultados do fim de semana facilitaram e, se é do Coritiba que temos que ganhar, vamos ganhar", prometeu Marcelo Mattos.

A alternativa coxa-branca para frear o otimismo dos paulistas é um mistério. Ney Franco não confirmou o time que mandará a campo nesta quarta-feira. É certo, porém, que o meia Pedro Ken voltará de suspensão e deve suprir a ausência de Carlinhos Paraíba, fora dos três últimos jogos do Brasileiro por contusão e provável reserva contra o Corinthians.

Seja qual for a escalação, dois fatores motivam os donos da casa: Marcelinho Paraíba, artilheiro do clube com 11 gols, e os dez dias que tiveram para descansar. "Pelo entrosamento e pela condição física, podemos ter fôlego total para esse jogo, que promete ser muito bom. Nossa equipe vem crescendo bastante, pega um time em excelente fase, campeão da Copa do Brasil, que vem melhorando a cada rodada. Nada melhor do que uma vitória para nos manter neste caminho", apontou Pedro Ken.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE