O tem um compromisso fundamental em sua busca pela vaga na próxima fase do Campeonato Paulista. Depois da derrota para o Palmeiras na rodada passada, o Timão entra em campo para tentar se reerguer justamente contra o líder do Estadual, o Guaratinguetá, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio do Morumbi.
O time do técnico Mano Menezes quer mostrar que não se abalou com o tropeço diante do maior rival e, de quebra, precisa deixar claro que ainda está na briga pela vaga no G-4. Assim, uma vitória colocaria o Alvinegro novamente mais perto da classificação. Porém, ninguém esconde no Corinthians que derrotar o primeiro colocado é uma missão difícil.
“Junto com a Ponte Preta, o Guaratinguetá é o time que está mostrando o melhor futebol da competição. Estão sabendo se comportar neste momento, vencendo mesmo que seja por 1 a 0. É um time que marca forte e sai rápido no contra-ataque. Sabemos que teremos de fazer um grande jogo para superá-lo”, analisou Mano.
O volante Fabinho, que cumpriu suspensão na rodada passada, volta ao time e já engrossa o discurso do comandante. “É um jogo importante, de seis pontos. Vamos enfrentar um concorrente direto, que está praticamente classificado e faz boa campanha. Temos de entrar com 110% em busca da vitória”.
Aliás, Fabinho será uma das novidades da equipe de Mano Menezes, ganhando a vaga de Perdigão. Já Bóvio entra para suprir a ausência de Bruno Octávio, contundido. Mas o treinador ainda não definiu todas as mudanças que fará. No ataque, a disputa está entre Acosta e Herrera. O que está certo é a alteração do esquema tático. Sem contar com André Santos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Mano deslocará Carlão para o setor e formará o time no 4-4-2.
Assim, o técnico também promoveu mudança no meio-campo, colocando Héverton na vaga de Lulinha. No gol, por fim, a última alteração: recuperado de lesão no ombro, o goleiro Felipe retorna à equipe titular e manda Júlio César, que o substituiu nos dois últimos jogos, para a reserva.
O Corinthians é o sexto colocado no Paulistão, com 20 pontos, e necessita de um triunfo para impedir que o Guaratinguetá avance ainda mais na dianteira. O time de Guilherme Macuglia é o líder isolado, com 27, e tem grande chance de disparar na frente, já que seus rivais mais próximos (Barueri, São Paulo e Ponte Preta) não venceram na rodada. Apenas a Ponte empatou e a diferença do ponteiro é de três pontos.
Para isso, o time do Vale do Paraíba aposta no que já vem fazendo. “Nós temos uma proposta de jogo e não mudamos em nenhuma oportunidade desde que iniciamos a competição, tanto fora quanto em casa. É uma equipe que cria muito, mas que infelizmente não está tendo um aproveitamento que dê uma tranqüilidade, mas isso vai melhorar daqui para frente e nós vamos conseguir nossa meta, que é seguir entre os quatro”, analisou o treinador Gilberto Macuglia.
O comandante, aliás, deverá manter o mesmo time que bateu o Marília por 1 a 0 na rodada passada. Assim, apenas o zagueiro Renato, que vinha atuando nas primeiras rodadas mas acabou suspenso por lance violento com Valdívia, do Palmeiras, segue fora do time. Para o seu lugar, Macuglia deverá escalar Thiago Gomes, que já atuou contra o MAC. A confirmação oficial dos 11 titulares, no entanto, deverá ser feita apenas momentos antes do jogo.
O otimismo é tanto que até mesmo o presidente do Guará, Carlos Arini, parece confiar que o estilo de jogo e a semana livre levarão o time à vitória fora de casa. “Nós vamos fazer um jogo bom lá no Morumbi. Vai ser um jogo que a gente vai estar descansado e inteiro. Durante a semana, vamos tomar várias ações com o grupo. No domingo, vamos para o Morumbi para fazer um grande jogo”, decretou.
Ficha Técnica
Corinthians x Guaratinguetá
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 9 de março de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistente: Márcio Luiz Augusto e Carlos Alberto Funari (ambos de SP)
Corinthians: Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e Carlão; Bóvio, Fabinho, Diogo Rincón e Heverton; Herrera (Acosta) e Dentinho
Técnico: Mano Menezes
Guaratinguetá: Fábio; Nelsinho (Alex Silva), Carlinhos, Thiago Gomes e Jefferson; Alê, Jackson, Magal e Michael; Nenê (Danilo Santos) e Dinei
Técnico: Gilberto Macuglia