O Corinthians envelheceu. A reformulação feita pela diretoria desde a chegada de Mano Menezes tornou a equipe alvinegra mais experiente, a pedido do treinador. O clube contratou 12 reforços que em sua grande maioria já passaram dos 24 anos. Tudo para ajudar a suportar a pressão que o time enfrentará em 2008.
A base utilizada na última edição do campeonato Brasileiro, quando o time foi rebaixado à Série B, tinha como média de idade 24,5 anos. Agora, a equipe-base imaginada por Mano Menezes “ganhou” mais de dois anos: a média subiu para 26,8.
Mais velho de 2007, Finazzi continua com o rótulo, aos 34 anos, mas ganhou a companhia de outro trintão: o uruguaio Acosta completa 31 neste domingo e foi a principal contratação para esta temporada.
As exceções entre os recém-chegados são Rafinha, de 19 anos e contratado antes da chegada de Mano, e o chileno Suárez, de 20 anos. Mas a idade de todos os reforços contribuiu, e muito, para o aumento da experiência do elenco: a média dos novos jogadores corintianos é de 25,8 anos.
Fato que agradou o principal veterano do elenco. “Sempre gostei de jovens no time, mas acho importante a presença de jogadores de rodagem”, opinou Finazzi, citando uma condição. “Se o atleta veterano estiver bem preparado dá uma mescla muito boa.”
Pelos treinos que realizou e pelas declarações que deu nos últimos dias, Mano deu indicações de que a base do time neste ano não terá mais os jovens titulares do ano passado, como Lulinha, Dentinho e Éverton Ribeiro.
Os dois primeiros, na avaliação do treinador, foram obrigados a queimar algumas etapas quando chamados às pressas para a equipe principal. Já Éverton Ribeiro deve perder lugar para André Santos.