Depois de sofrer durante 38 rodadas na Série B em 2008, acompanhar de perto a derrota por 1 a 0 para o Internacional e o empate sem gols contra o Botafogo, a Fiel Torcida, finalmente, voltou a comemorar uma vitória na Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado, diante do Grêmio Barueri, no Pacaembu.
Ironicamente, o gol que abriu caminho para o triunfo por 2 a 1 sobre um dos caçulas da elite nacional, o primeiro desde a volta à elite, foi marcado pelo atacante Souza, vaiado copiosamente ao ter seu nome anunciado pelo sistema de som do Pacaembu e sua foto mostrada pelo placar eletrônico do estádio.
Desde que foi contratado junto ao Panathinaikos, da Grécia, Souza marcou apenas dois gols com a camisa alvinegra, os dois de pênalti. Quem completou a vitória foi o ex-são-paulino Jean, balançando as redes após falta cobrada com perfeição por Wellington Saci, aos quatro minutos da etapa final.
A dupla, aliás, ganhou a chance de atuar neste sábado graças à decisão do técnico Mano Menezes de poupar os principais atletas do time para a primeira partida semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, diante do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
Mesmo sem seis titulares – William, Chicão, André Santos, Cristian, Douglas e Ronaldo -, o Corinthians não levou muitos sustos do Barueri e, apesar de não jogar uma partida primorosa, foi merecedor da conquista dos três pontos.
No primeiro tempo, além do gol de pênalti marcado pelo contestado Souza, aos 18 minutos, merecem destaque o volante Jucilei, boa figura no meio-campo alvinegro, e o atacante Fernandinho, principal perigo pelo lado do Barueri, sempre às costas do lateral direito Alessandro.
Na etapa final, por outro lado, as duas equipes melhoraram: o Corinthians, mesmo em vantagem, passou mais tempo no campo do ataque. E foi recompensado logo aos quatro minutos, com Jean completando falta bem cobrada por Wellington Saci e sacramentando a vitória: 2 a 0 e tranquilidade no placar.
O Barueri apostou no dito "perdido por um, perdido por dez" e se lançou à frente. Brilhou, então, a estrela do goleiro Felipe, que evitou o gol dos visitantes após bonito voleio de Thiago Humberto e em cobrança de escanteio fechada de Everton, que Pedrão cabeceou para o chão.
O Corinthians, que promoveu a estreia do atacante Henrique, substituto de Souza aos 34 minutos, ainda perdeu mais duas ótimas chances para ampliar, primeiro com Morais e depois com Jucilei, mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Renê e, para piorar, levou um gol nos acréscimos, marcado de cabeça pelo zagueiro Daniel Marques, após sequência de três escanteios para o time visitante: 2 a 1.
Os dois rivais voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo. Enquanto o Corinthians vai à Vila Belmiro reviver a final do Campeonato Paulista diante do Santos, às 16 horas, o Grêmio Barueri abrirá as portas de sua Arena para receber o Palmeiras, em jogo marcado para as 18h30. Antes, porém, o Timão dará sequência à sua caminhada na Copa do Brasil, abrindo as semifinais diante do Vasco, quarta-feira, no Maracanã.