O Corinthians não tomou conhecimento do líder Cruzeiro e, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, bateu a equipe celeste por 1 a 0. Com gol de Luciano, artilheiro da equipe no ano com 14 tentos, o Timão volta à briga pelo título nacional, diminuindo a diferença para a Raposa de 13 para dez pontos.
Com a vitória, o Corinthians soma 46 pontos e pula da sexta para a quinta posição. Empatado em número de pontos com o quarto colocado Grêmio, a equipe alvinegra somente perde para os gaúchos pelo número de vitórias. Já o Cruzeiro, por sua vez, mantém a condição de líder, mas vê o São Paulo se aproximar a uma distância de sete pontos. Vale lembrar que ainda restam 11 rodadas no campeonato, com 33 pontos em disputa.
Cruzeiro e Corinthians voltam a campo no próximo fim de semana, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, às 18h30, na Arena da Amazônia, o Timão mede forças com o Botafogo. No domingo, às 16h, no Maracanã, a Raposa visita o Flamengo.
O JOGO
Empurrado por mais de 30 mil torcedores no Mineirão, o líder Cruzeiro iniciou o jogo na base da pressão, tentando abrir o placar logo nos minutos iniciais. A primeira chance saiu dos pés de Willian, que soltou bomba da entrada da área, mas a viu desviar no companheiro Manoel. Na sequência, o atacante ex-Corinthians deu passe para Marcelo Moreno, que enfiou um canudo no canto direito de Cássio, obrigando o arqueiro a se esticar para fazer grande defesa.
Liderado por Renato Augusto, o Timão conseguiu, ao menos na segunda metade do primeiro tempo, se impor fora de casa e partir para cima da Raposa. O camisa 8, primeiramente, acertou forte chute na rede de Fábio, porém pelo lado de fora. Depois, foi a vez de cobrar falta de média distância e acertar, de raspão, o travessão celeste. Ainda houve tempo para, na etapa inicial, cruzar na cabeça do zagueiro Felipe, que testou firme por cima do gol do Cruzeiro.
Ao contrário do primeiro tempo, a etapa inicial começou menos eletrizante e mais estudada. Tanto mineiros quanto paulistas passaram a priorizar a posse de bola e a troca de passes. Com as defesas de ambos os times melhores postadas do que nos primeiros 45 minutos, as finalizações tornaram-se escassas.
Insatisfeitos com a igualdade sem gols, os técnicos Marcelo Oliveira e Mano Menezes mexeram no setor ofensivo. Dagoberto (no lugar de Marlone) foi a aposta do treinador celeste, enquanto Luciano (na vaga de Ángel Romero), a do comandante alvinegro. O gol que viria a decidir o duelo a favor dos visitantes sairia justamente dos pés do atacante corintiano.
Bastaram exatos 13 minutos em campo para Luciano, artilheiro do Corinthians no ano, balançar as redes. Petros desarmou Henrique no meio de campo, puxou contra-ataque fulminante e rolou para… Luciano! O camisa 18 bateu cruzado, no canto direito de Fábio, para abrir o marcador no Mineirão e anotar seu 14º tento na temporada pelo Timão.
Na sequência, o Cruzeiro até tentou salvar a noite. Marcelo Moreno recebeu de Dagoberto e bateu com muito perigo em direção ao gol de Cássio. A bola passou rente à trave esquerda do Timão. Após cruzamento de Marquinhos, ainda houve tempo para Dagoberto cabecear com perigo. Nada que impedisse o triunfo alvinegro em pleno Mineirão.