O Corinthians finalmente anunciou a contratação do volante Maycon, do Shakhtar Donetsk, por empréstimo até o final de 2022 com uma série de postagens nas redes sociais, uma delas imitando um famoso jogo, do Super Mario Bros. Mais cedo, o Shakhtar já havia divulgado o acordo.
Uma das publicações foi fazendo menção a um episódio envolvendo o volante Gabriel, que acabou expulso por engano pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto durante o clássico contra o Palmeiras, em 2017. Dias depois, em coletiva, os jogadores utilizaram máscaras com os rostos trocados.
Maycon ficou livre no mercado por conta da “janela” causada pela guerra envolvendo Rússia e Ucrânia. Antes dele, Júnior Moraes, também jogador do clube ucraniano, foi anunciado pelo Timão e até já estreou.
Aos 24 anos, Maycon está em São Paulo e havia revelado o desejo de defender o Corinthians desde o início das negociações caso não recebesse nenhuma proposta interessante na Europa, mercado que era sua prioridade.
Ele chega, primeiramente, para disputar posição com Du Queiroz e Cantillo como primeiro homem à frente da zaga.
Segundo apurado pela Gazeta Esportiva ainda em março, o Panathinaikos, da Grécia, time de Mateus Vital, tentou a contratação de Maycon com o clube ucraniano, mas eles não chegaram a um acordo.
A demora para o acerto entre Corinthians e Maycon foi por conta do próprio Shakhtar, que queria liberar o jogador para venda e não empréstimo. No entanto, na última quarta-feira, as partes chegaram a um acordo.
O jogador foi formado no Alvinegro e negociado com o Shakhtar no fim de 2018 pelo valor de R$ 27 milhões, na época. Maycon esteve no Corinthians desde 2016 e conquistou o Brasileiro de 2017, além dos Paulistas de 2017 e 2018.