Fora de campo, a estrela corintiana no amistoso deste sábado, diante do Estudiantes, no Pacaembu, no primeiro jogo alvinegro da temporada, foi Ronaldo ‘Fenômeno’. Principal contratação do time para 2009, o camisa nove entrou em campo anunciado pelo sistema de som, mas não jogou.
Depois das fortes chuvas que castigaram os jogadores e interromperam a partida por alguns instantes logo aos quatro minutos, quem jogou, e muito, foi o ex-botafoguense Jorge Henrique, que formou o novo ataque do Timão ao lado de Souza. Com muita movimentação e pontaria calibrada, o camisa 23 marcou duas vezes no primeiro tempo e foi decisivo para a vitória corintiana sobre os argentinos por 5 a 1.
Também merecem destaque na estreia alvinegra em 2009 o atacante Souza, um tormento para a defesa do Estudiantes e que foi recompensado com o terceiro gol, o volante Túlio, que até se arriscou em lances ofensivos, e o ex-ponte-pretano Elias, que dividiu a função de armador com o canhoto Douglas e participou de grande parte dos lances ofensivos da equipe.
O jogo: Mal começou a partida e um verdadeiro temporal, acompanhado de ventos fortes, obrigou o árbitro Rodrigo Bragheto a interromper a partida. Depois de uma rápida paralisação, a bola voltou a rolar e o Corinthians mostrou que 2009 promete.
Apesar do desentrosamento aparente, o excesso de vontade mostrado pelos novos contratados Túlio, Souza e, principalmente, Jorge Henrique, deu nova ‘cara’ à equipe de Mano Menezes, que mandou no jogo.
O primeiro susto contra o goleiro Andújar veio em chute forte de Túlio, logo aos dez minutos. Souza, de fora da área, e Elias, com chute forte, também tentaram balançar as redes, mas coube ao baixinho Jorge Henrique marcar o primeiro gol corintiano em 2009.
Aos 28 minutos, Souza foi lançado na direita, passou pelo goleiro e ficou sem ângulo para a batida. Consciente, tocou para o meio e encontrou Jorge Henrique, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e fazer 1 a 0.
Restando cinco minutos para o término do primeiro tempo, Jorge Henrique aproveitou vacilo da defesa argentina, arrancou e, com categoria, tirou do goleiro Andújar, ampliando para 2 a 0 e levando o Alvinegro em boa vantagem para os vestiários.
Na volta para o segundo tempo, outro estreante do ataque corintiano quase fez sua festa. Depois de cruzamento perfeito de André Santos, Souza, dentro da pequena área, desviou, mas parou nas mãos de Andújar, que saiu corajosamente da meta e ficou com ela, evitando o terceiro gol alvinegro.
Enquanto os argentinos começavam a trocar seus jogadores, o técnico Mano Menezes mantinha os titulares em campo para dar entrosamento. Melhor em campo, o Timão seguiu criando chances para ampliar. Douglas, aproveitando rebote do goleiro Andújar em dividida com Souza, quase fez o terceiro, aos 13 minutos.
O mesmo Douglas voltou a exigir boa intervenção do goleiro vice-campeão da Sul-americana três minutos mais tarde, em chute de longa distância. O veloz Jorge Henrique, artilheiro da tarde, tentou, de bico, marcar o terceiro, mas também parou no goleiro.
O Corinthians levou um susto aos 24, em bobeada da defesa, que acabou com Felipe sentado e Carrasco diminuindo o placar. No lance seguinte, Elias foi ao fundo e cruzou para Souza, que também deixou o seu: 3 a 1.
Quando a partida começou a ficar nervosa e com entradas mais ríspidas, o Timão transformou o placar em goleada. Após falta violenta sobre André Santos, Cristian levantou na área e William, de cabeça, encobriu Andújar, que caiu dentro do gol abraçado com a bola: 4 a 1.
No finalzinho, em nova falha feia da defesa argentina, Otacílio Neto recebeu passe açucarado de Eduardo Ramos, dominou, olhou a posição do goleiro e também deixou o seu, selando a goleada em 5 a 1 para o Alvinegro.
O Timão volta para Itu na noite de domingo, onde terminará a preparação para a estreia no Campeonato Paulista. O próximo compromisso do Alvinegro será novamente no Pacaembu, quinta-feira, diante do Grêmio Barueri, em duelo de ‘caçulas’ da Série A do Campeonato Brasileiro.