quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Copa: Paraguai empata e se classifica para oitavas

PUBLICIDADE

Paraguai e Nova Zelândia protagonizaram mais um jogo de fraco nível técnico na Copa do Mundo da África do Sul. O empate sem gols desta quinta-feira, no estádio Peter Mokaba, confirmou a liderança do grupo F ao time sul-americano. A equipe da Oceania foi eliminada sem perder um jogo sequer.

Com 5 pontos ganhos, o Paraguai enfrentará o segundo colocado do grupo E (Holanda, Japão ou Dinamarca) nas oitavas de final. A Nova Zelândia foi a terceira colocada da chave, com 3, após empatar com todos os seus adversários.

No outro confronto válido pelo grupo F, com muito mais emoção em campo, a Eslováquia derrotou a Itália por 3 a 2 e também avançou no Mundial, como segunda colocada da chave. Os atuais campeões mundiais acabaram eliminados precocemente.

O jogo – A situação confortável no grupo F fez com que o Paraguai se arriscasse pouco diante de um adversário sem tradição. A equipe comandada por Gerardo Martino preferiu valorizar a posse de bola, à espera de espaços para atacar a Nova Zelândia.

O lateral direito Caniza era o único paraguaio que não parecia conformado com o empate sem gols no primeiro tempo. Desde o início da partida, o jogador arriscou chutes de longa distância. Até conseguiu acertar as redes, mas pelo lado de fora.

A postura da Nova Zelândia favorecia o Paraguai. Fraco tecnicamente, o time da Oceania cometia muitas faltas para brecar os sul-americanos e tinha um meio-campo pouco criativo. A estratégia era alçar bolas na área e contar com a sorte para abrir o placar.

Sem ser ameaçado, o Paraguai ficou com mais de 56% de posse de bola no primeiro tempo. Mas também não chegou a empolgar ofensivamente. A maior emoção que os torcedores presentes no Peter Mokhaba tiveram foi o anúncio do primeiro gol da Eslováquia sobre a Itália, em Johanesburgo.

O resultado parcial do outro jogo da chave não tirava o Paraguai da liderança, mas confirmava a eliminação da Nova Zelândia. Nem isso foi capaz de mudar o panorama da partida no segundo tempo. As equipes voltaram para o jogo com as mesmas formações, ambas sem inspiração.

Na tentativa de dar mais movimentação ao ataque paraguaio, Gerardo Martino trocou Valdez e Óscar Cardozo por Benítez e Lucas Barrios. Já Ricki Herbert colocou Chris Wood no lugar de Fallon na Nova Zelândia, que ainda não havia chutado uma vez sequer na direção do gol até aquele momento.

As alterações não deram mais velocidade à partida. Nos minutos finais, a Nova Zelândia tentou pressionar o Paraguai de qualquer maneira, já que vivia os seus últimos momentos na Copa do Mundo. Mas, mesmo preocupado em administrar o resultado, o Paraguai chegou mais próximo da meta.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE