Está agendada para hoje reunião entre os diretores da Agecopa com o governador Silval Barbosa sobre reformas que precisam ser feitas no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, visando o projeto da Copa do Mundo de 2014 e que estão atrasadas. A agência vai propor que Silval interceda junto ao Ministério da Defesa ( que está vinculada a Infraero) ou mesmo à Presidência da República para a solucionar o impasse.
O governador antecipou que vai liderar uma caravana a Brasília com dirigentes da Agecopa, empresários e os parlamentares da bancada federal para cobrar uma medida mais efetiva em relação ao assunto. O atraso na licitação das obras por parte da Infraero está causando preocupação tanto na Agecopa como no trade turístico.
O governador informou que se a Infraero não fizer logo a licitação, iniciando as obras, o Estado vai pedir para que os convênios venham para o Estado executar as obras. Segundo ele, existem R$ 85 milhões no orçamento para a ampliação do aeroporto, aguardando apenas a iniciativa da Infraero.
O diretor de Infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima, disse que a demora na licitação das obras de ampliação do aeroporto pode inviabilizar a candidatura de Cuiabá como sede da Copa das Confederações, em 2013 e comprometer a própria realização da Copa 2014.
Risco
Para Carlos Brito, “a situação é realmente preocupante e grave, podendo gerar grandes prejuízos econômicos e sociais a Mato Grosso caso os prazos da FIFA não sejam cumpridos. Ele defendeu uma ampla mobilização de todos os segmentos da sociedade, liderada pelo governador, considerando o relevante interesse público que representa a proteção de Cuiabá como cidade-sede do Mundial da FIFA, dos municípios turísticos e do próprio Estado de Mato Grosso.