O México não passou de um empate sem gols com Angola na tarde desta sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo. Sem apresentar um futebol objetivo, os mexicanos criaram poucas jogadas de real perigo de gol e tiveram que se contentar em ficar apenas no 0 a 0, deixando a definição de seu futuro para a última rodada da primeira fase.
A evidente superioridade técnica não foi suficiente para o México conseguir dominar os angolanos. Sem apelar para os chutões, os jogadores comandados por Ricardo Lavolpe apostaram na troca de passes para ameaçar o adversário. A estratégia surtia efeito até a intermediária, setor em que os africanos conseguiam desarticular o ataque rival.
A única vez que o México realmente impôs perigo à meta de João Ricardo aconteceu em jogada de bola parada, com um chute no pé da trave do capitão Rafa Márquez. Já os comandados por Oliveira Gonçalves adotaram outra tática nas descidas à frente. Apesar de ter menos posse de bola, os angolanos conseguiram dar trabalho à defesa mexicana com cruzamentos na área e chutes de longe.
Se o ritmo do primeiro tempo foi lento, ele ficou ainda mais vagaroso na segunda etapa. O México seguiu insistindo em toques de lado, mas os erros aumentaram. Angola, por sua vez, não abriu mão dos chutões, facilitando o trabalho dos zagueiros adversários. Ainda no início da etapa, Lavolpe sacou o brasileiro naturalizado Zinha e colocou Arellano em campo. Mas nada mudou na prática.
A monotonia do segundo tempo chegou a ser quebrada aos dez minutos. Guillermo Franco recebeu na cara do gol e tentou encobrir João Ricardo, que espalmou para o meio da área. Arellano ficou com a sobra e tocou fraco para a meta quase vazia. Mas Jamba apareceu e salvou a seleção africana. Dez minutos depois, a zaga angolana vacilou e Omar Bravo perdeu chance incrível.
Quando a partida já se encaminhava para seu final, os angolanos passaram a mostrar mais preocupação no setor defensivo, pouco explorando a frente. Já os mexicanos exerceram pressão nos minutos finais e quase balançaram as redes em chute de Rafa Márquez defendido por João Ricardo.
Apesar do empate, o México segue na liderança do Grupo D, com quatro pontos. Já a Angola marcou seu primeiro ponto na Copa. Na manhã de sábado, Portugal e Irã fecham a rodada da chave.
O mais esperado duelo do Grupo D acontecerá na última rodada, quando México e Portugal se encontram, na quarta-feira. No mesmo dia, Irã e Angola também duelam. Todas as quatro seleções têm chances de conquistar as vagas para as oitavas-de-final.