sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Copa: melhor em campo, Robinho iguala Pelé e vira maior algoz do Chile

PUBLICIDADE

Somado ao fato de a partida desta segunda-feira ter classificado o Brasil para as quartas de final da Copa do Mundo, o confronto diante do Chile no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, terminou de uma maneira especial para o atacante Robinho. Com o gol assinalado sobre os sul-americanos na vitória por 3 a 0, o jogador do Santos igualou Pelé e se tornou o maior algoz dos rivais na história, com oito gols. De quebra, o camisa 11 foi eleito o melhor em campo pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados).

O bom desempenho de Robinho contra os chilenos começou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Em três de setembro de 2005, em Brasília, a equipe, o atacante, que na época defendia o Real Madrid (Espanha), anotou o segundo gol brasileiro na impiedosa goleada por 5 a 0.

Depois do confronto antes do Mundial de 2006, Robinho voltou a brilhar diante do Chile apenas sob o comando de Dunga. Na fase de grupos da Copa América de 2007, o jogador comandou a equipe brasileira e marcou os três gols na vitória por 3 a 0. Neste confronto, o Rei das Pedaladas estranhou-se com o meia Valdívia que, na época, defendia o Palmeiras

Já nas quartas de final do mesmo torneio, quando a seleção pentacampeã aplicou uma massacrante goleada por 6 a 1, o atacante assinalou mais dois tentos e credenciou-se como um dos maiores ?inimigos? dos rivais.

O último gol de Robinho contra o Chile acabou sendo num dos momentos mais importantes da Era Dunga. Em 2008, depois do fracasso na tentativa de conquistar o Ouro olímpico, o comandante passou a ser muito contestado e correu sérios riscos de perder o cargo em caso de derrota para o time de Marcelo Bielsa, fora de casa, em confronto válido pelas Eliminatórias Sul-americanas.

Mas, mesmo extremamente pressionada e provocada pelos adversários devido à má fase, a seleção conquistou uma das vitórias mais marcantes sob o comando de Dunga. Fora de casa, com um gol de Robinho, o Brasil superou os chilenos por 3 a 0 e caminhou tranquilamente para terminar o qualificatório para o Mundial da África do Sul na primeira colocação.

Depois deste confronto, Robinho acirrou a rivalidade contra a equipe de Bielsa. As palavras dos chilenos e dos jornais locais antes do jogo, as quais externaram grande confiança em uma vitória, foram recebidas com hostilidade pelo Rei das Pedaladas. A vitória fez o atual jogador do Santos escrever, em espanhol, nos vestiários do Estádio Nacional de Santiago: "Tem que respeitar a melhor seleção do mundo."

E não apenas o Rei das Pedaladas brilha contra o Chile. O próprio técnico Dunga, desde que assumiu o comando da equipe pentacampeã mundial, acumula seis vitórias, em seis partidas diante do adversário desta segunda-feira.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE