O diretor presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal declarou hoje que entidade não deve se pautar somente ao quesito técnico estrutural dos projetos que versam sobre a realizacão da Copa do Mundo do Pantanal, em Cuiabá, em 2014. Ele considera que um dos maiores desafios a serem superados até os jogos na capital é a qualificação profissional. Esta é, no entender do dirigente, uma das bandeiras da agência.
“Este será um dos maiores desafios e será o diferencial. Temos que preparar a população para ela [Copa do Mundo]. Muitas pessoas ainda não se deram conta [da importância do evento] e este é um dos grandes focos”, declarou. Para Sachetti, Mato Grosso precisa construir um legado nesta área para que os mesmos turistas que acompanharão as partidas retornem ao Estado. “Temos que mostrar este patrimônio para que depois eles voltem”, considerou. Em Mato Grosso já encontra-se instituído o programa Qualicopa, com a finalidade de capacitar cidadãos em diferentes áreas profissionais. O investimento estimado é de R$ 1,3 milhão.
A agência será responsável pelo planejamento, a execução, o controle, a fiscalização e a coordenação dos projetos especiais do governo. Começa trabalhar com orçamento de R$ 1 bilhão garantido pelo Estado. A sede provisória será no Ginásio Aecim Tocantins, onde, atualmente, já funciona a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer.